Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Radar Econômico Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Pedro Gil (interino)
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

Por que o Airbnb cresce enquanto o Booking e o Hilton perdem receita?

Crescimento durante a pandemia muito superior ao de seus concorrentes indica resiliência do modelo de negócio, segundo analistas

Por Felipe Erlich
16 Maio 2022, 13h47

Surpreendendo o mercado e suas próprias previsões, o Airbnb, que aluga imóveis por temporada, teve um aumento de 80% de sua receita no primeiro trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período de 2019, ano pré-pandemia. No primeiro trimestre deste ano, o faturamento chegou a 1,51 bilhão de dólares (7,62 bilhões de reais). Dentre seus principais concorrentes, o Booking teve um resultado bastante inferior, com diminuição de 5% da receita. Porém, deixando a queda de lado, a receita do rival foi de 2,7 bilhões de dólares, quase duas vezes a do Airbnb.

Outros concorrentes como Hilton e Marriott, duas das maiores redes de hotéis dos EUA, também apresentaram queda de receita no mesmo recorte de tempo, de 3% e 10%, respectivamente.  William Castro Alves, estrategista-chefe da Avenue, corretora de investimentos especializada no mercado americano, diz que os concorrentes do Airbnb, especialmente hotéis, tendem a depender em alguma medida de eventos, conferências e viagens de trabalho em geral, diferentemente do Airbnb. Nesse sentido, o atual estágio da pandemia não os ajuda, visto que esse tipo de motivação para viajar ainda está em baixa.

A crescente adesão ao modelo de trabalho remoto também pode explicar parte do bom resultado da empresa, que permite às pessoas trabalhar em imóveis alugados no Airbnb. Brian Chesky, CEO da empresa, inclusive deu declarações favoráveis ao modelo, caracterizando o escritório convencional como “anacrônico” e algo de uma “era pré-digital”. Além disso, a empresa anunciou recentemente que todos os seus funcionários passam a operar através do modelo de home office. Quanto mais a moda pega em outras organizações, melhor para os negócios do Airbnb.

*Quer receber alerta da publicação das notas do Radar Econômico? Siga-nos pelo Twitter e acione o sininho.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.