Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

Os grandes perdedores do debate e quem se saiu bem para o mercado

VEJA Mercado: debate eleitoral repercute entre investidores

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 1 set 2022, 09h51 - Publicado em 29 ago 2022, 09h21

O primeiro debate eleitoral entre os candidatos à presidência já repercute no mercado financeiro, e a principal conclusão é a de que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) saem perdedores do confronto e devem reavaliar a participação em próximos confrontos. “Algo ficou claro para quem assistiu ao debate ontem: Lula e Bolsonaro devem estar arrependidos de ter ido ao debate. Enquanto Bolsonaro fez perguntas incisivas, adotando uma estratégia de confronto, agressiva, como vem sendo seu perfil historicamente, Lula, por sua vez, não entrou no embate direto”, avalia Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos.

Por outro lado, se os dois candidatos mais bem colocados nas pesquisas não tiveram a melhor das noites, outra candidata pode ter roubado a cena e conquistado alguns votos: Simone Tebet (MDB). “No segundo bloco de pergunta dos jornalistas, Bolsonaro fez um ataque forte à jornalista Vera Magalhães. Verbalmente não se tratou de nada fora do script do incumbente, mas foi amplamente explorado pelos concorrentes, colocando Simone Tebet em situação de vantagem deste ponto em diante”, diz Sanchez.

Quando indicado por Vera Magalhães para comentar uma questão sobre a cobertura vacinal de crianças e o desestímulo à vacinação contra a Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que a jornalista “dorme pensando nele” e que ela “é a vergonha do jornalismo brasileiro”. “Se pensarmos pela ótica do perfil indeciso, estamos falando que o presidente Bolsonaro deve ter gerado efeito reverso ao pretendido, que era reverter uma avaliação negativa junto às mulheres, principalmente as indecisas. Assim, podemos avaliar que o debate foi bom para Tebet, que sai maior que entrou efetivamente, para além de tornar seu nome cada vez mais conhecido, grande desafio de sua campanha”, conclui Sanchez.

Siga o Radar Econômico no Twitter

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.