ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

O interesse da AGU para que STF decida sobre cálculo de honorários

Tratamento dado ao setor privado em disputa sobre Código de Processo Civil é alvo de reclamações

Por Felipe Erlich Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 10h29 - Publicado em 20 jun 2023, 14h15

Os honorários que os advogados públicos recebem além do salário, quando vencem processos em favor do Estado, voltaram a ser tema em Brasília. Advogados privados têm reclamado que a Advocacia-Geral da União (AGU) quer tratamento privilegiado para advogados públicos quando o assunto é o cálculo de honorários. O órgão articula para que o Supremo Tribunal Federal (STF) derrube uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que determinou que o cálculo de honorários pagos pela parte perdedora a advogados da parte vencedora, chamados honorários de sucumbência, deve obedecer ao Código de Processo Civil (CPC). A AGU alega que isso vai gerar gastos demasiados aos cofres públicos.

Advogados privados se queixam que o tratamento dado pela AGU quanto aos honorários de seus integrantes seria diferenciado. O argumento é de que o CPC manda calcular de forma regressiva honorários de sucumbência quando a parte vencida é a Fazenda Pública. Assim, quanto maior o valor da causa, menor o percentual do honorário. Mas, quando integrantes de carreiras da AGU vencem causas de recuperação fiscal, 20% do valor que é devido aos cofres públicos são pagos a eles a título de sucumbência. Um exemplo recorrente nas conversas é uma ação de execução fiscal de 10 milhões de reais. Se vencerem, advogados públicos federais podem receber 2 milhões de reais em honorários. Advogados privados, porém, receberiam de 580 mil a 880 mil reais, segundo o CPC.

Siga o Radar Econômico no Twitter

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
a partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.