Novo Nordisk investe R$ 6,4 bilhões em expansão em Minas Gerais
Companhia dinamarquesa destinará recursos à fábrica em Montes Claros com foco em produção de tratamentos injetáveis

A companhia dinamarquesa Novo Nordisk anunciou nesta segunda-feira, 7, a realização de um investimento total de 6,4 bilhões de reais (8 bilhões de coroas dinamarquesas) na expansão da sua fábrica em Montes Claros (MG). O objetivo é elevar a capacidade produtiva de tratamentos injetáveis para pessoas com obesidade, diabetes e outras doenças crônicas.
Segundo a empresa, a unidade terá aumento significativo de sua capacidade, com a inclusão de mais processos de produção asséptica, almoxarifado e novo laboratório de controle de qualidade. As obras já estão em curso, com início das novas operações previsto para 2028.
O investimento deve gerar 600 empregos permanentes após a conclusão. Durante a fase de expansão, serão mobilizados até 3 mil empregos indiretos, conforme a companhia.
Segundo Isabella Wanderley, vice-presidente corporativa da afiliada da Novo Nordisk, afirmou a VEJA, a empresa vem fazendo investimentos contínuos em 35 anos de operação no Brasil, com a possibilidade de colocar Montes Claros dentro de um processo de novas terapias para o mercado nacional e internacional — as exportações já ocorrem para mais de 70 países.
“No Ano passado, foram 45 milhões de pessoas que puderam ter mais qualidade de vida, uma vida mais saudável, com medicamentes da Novo Nordisk no mundo”, diz Wanderley. “Faz sentido que a gente esteja ampliando a capacidade produtiva, e isso vem acontecendo em outros países também.”
A executiva reforçou também o impacto do investimento para a balança comercial, dadas as maiores possibilidades para pacientes brasileiros e outros em todo o mundo, já que a fábrica em Montes Claros destina ao exterior 25% de todos os medicamentos exportados do Brasil.