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MPF e Ministério da Justiça planejam força-tarefa contra a Hurb

Clientes da empresa alegam não conseguir usufruir de serviços contratados; ex-CEO já xingou quem reclamasse

Por Felipe Erlich Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 10h41 - Publicado em 11 Maio 2023, 17h12

O Ministério Público Federal (MPF) e a Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON), vinculada ao Ministério da Justiça de Flávio Dino, estão organizando uma força-tarefa a fim de investigar denúncias feitas contra a plataforma de viagens Hurb, antigo Hotel Urbano. A companhia tem acumulado reclamações de clientes que afirmam não conseguir usufruir de serviços contratados através da plataforma. O ex-CEO da Hurb, João Ricardo Mendes, também é alvo de críticas por debochar da situação dos clientes, inclusive tendo proferido xingamentos em redes sociais. A força-tarefa tocada por órgãos de controle federais também pode contar com a Receita Federal, que será chamada a atuar.

Depois da publicação da nota, o Hurb enviou um posicionamento ao Radar Econômico, reproduzido na íntegra a seguir: “O Hurb, empresa brasileira que está no mercado há mais de 12 anos, sempre prezou pela transparência com os seus viajantes e, como é de conhecimento de todos, coloca o cliente em primeiro lugar. Somos uma empresa feita de pessoas para pessoas. Somos a única companhia do setor que se responsabiliza integralmente pela jornada dos nossos clientes: desde a procura por um destino até a realização da viagem e o retorno para casa. O Hurb reconhece os problemas enfrentados nas últimas semanas, que afetaram passageiros e parceiros da empresa, e ressalta que todas as questões foram mapeadas e já estão sendo sanadas por meio de diversas iniciativas, entre elas: o anúncio do novo CEO, Otavio Brissant, que está há sete anos na companhia; a contratação de uma assessoria financeira com reconhecida experiência no mercado, cuja equipe está alocada no Hurb, trabalhando ao lado dos colaboradores da empresa para resolver todas as pendências; e o recrutamento de novos parceiros de negócios para acelerar a resolução dos problemas. A empresa dá início ao Hurb 3.0, fase que reúne seus 1.600 colaboradores em força-tarefa para normalizar o cenário sob nova liderança. Esse novo momento vem apresentando avanços significativos nos últimos dias, como o início da regularização dos pagamentos dos parceiros. Em relação ao exposto pela Veja, referente à abertura de processo administrativo contra o Hurb divulgado pela Senacon e seus desdobramentos, a empresa informa que, por questões legais, não comenta processos e/ou ações em andamento. Entretanto, afirma que está à disposição das autoridades para prestar quaisquer esclarecimentos. O Hurb sempre prezou pela escuta ativa e cuidado com os consumidores e, por isso, está à disposição caso surjam eventuais dúvidas”. 

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