Uma ótima oportunidade
O Brasil pode dar a volta por cima no debate sobre a questão ambiental

O Brasil ainda não encontrou o seu lugar no mundo. O que não é de todo mau, já que não estamos preparados para a dinâmica da política internacional. Localizado numa esquina mal iluminada do planeta, o país ainda é um ator periférico, embora com o título de segundo maior produtor de alimentos do planeta. Apesar de potencialmente rico, não está na primeira divisão do desenvolvimento social.
Após a I Guerra Mundial, o Brasil percebeu quão periférico era, mesmo tendo sido importante no fornecimento de matéria-prima durante o conflito. Na II Guerra, voltamos a despertar a atenção do mundo não apenas pelas matérias-primas, mas também pela posição estratégica das bases militares no Nordeste. Depois disso, retornamos à periferia, até o surgimento da questão ambiental, que nos alavanca de forma incômoda ao palco principal do debate. O que nos leva a pensar que o mundo pode nos dar uma oportunidade única de inserção “premium” nas questões mundiais. A economia sustentável vai provocar divisões claras. E nossa inserção deve se dar a partir de posições afirmativas, como a de que o meio ambiente e a economia sustentável são um excelente negócio para um país pobre, desigual e com imensos problemas.
“Poluímos menos, temos uma matriz energética mais limpa e emitimos um terço do carbono que a China emite para fazer o mesmo produto”
Para tal, o debate em torno do meio ambiente deve ultrapassar o cercadinho dos ambientalistas e passar a ser um tema da vida de todos. Como fazê-lo? O ponto inicial é a educação, no sentido de que o meio ambiente é essencial para a vida e o desenvolvimento econômico e social do país. O segundo ponto central é considerar que o meio ambiente não é só a floresta e os animais. O ator central da questão é o ser humano. Por isso toda a política ambiental deve ter a humanidade como foco. O terceiro ponto é que, a partir de uma determinada consciência ecológica e social, abre-se um mundo de oportunidades econômicas que resultam em trabalho, impostos e divisas.
Em que pese o Brasil estar com uma imagem queimada na questão, nosso ponto de partida é muito melhor do que o da maioria dos países desenvolvidos. Poluímos menos, temos uma matriz energética mais limpa e emitimos um terço do carbono que a China emite para fazer o mesmo produto. Somos, do ponto de vista ambiental, muito mais eficientes. E temos uma cobertura vegetal superior a 50% do território nacional e 18% da área territorial distribuída em mais de 2 500 áreas de conservação ambiental.
Além disso, temos experiências relevantes em reciclagem de alumínio que podem ser aplicadas a outros produtos, como as embalagens plásticas. Recentemente o Brasil aprovou uma Lei de Saneamento. O tratamento adequado do lixo é um campo com imensa potencialidade econômica. As oportunidades no campo ambiental, consequentemente, são extraordinárias.
Portanto o cenário que se apresenta é estimulante. Uma abordagem pragmática e prioritária sobre a questão ambiental nos trará desenvolvimento econômico e social, desde que a questão, naturalmente, seja tratada com realismo, cautela e dentro dos melhores interesses nacionais. Entre eles, o de usar adequadamente nossos recursos naturais em favor do desenvolvimento humano do país. Não há outro caminho.
Publicado em VEJA de 23 de junho de 2021, edição nº 2743
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)