Gol reverte prejuízo e lucra R$ 66 milhões no 3º trimestre
Companhia aérea reverteu prejuízo de 2,13 bilhões de reais de um ano antes em meio a cortes de despesas e queda no resultado financeira negativo

A Gol encerrou o terceiro trimestre com lucro líquido de 66 milhões de reais, revertendo prejuízo de 2,13 bilhões de reais de um ano antes em meio a cortes de despesas e queda no resultado financeira negativo, informou a companhia aérea nesta segunda-feira.
A companhia apurou geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação, amortização e aluguel de aeronaves (Ebitdar) de 599,5 milhões de reais nos três meses encerrados em setembro, crescimento de quase 59% sobre o mesmo período do ano passado.
A empresa fez ajustes em suas projeções para o ano. A companhia agora espera que sua oferta de lugares em voos recue 8% em 2016 ante estimativa anterior de queda de 5% a 8%. A expectativa para a margem operacional (Ebit) é de 6%, ante variação estimada anteriormente em 4% a 6%.
No acumulado do ano, a margem Ebit da empresa está em 6,9% e a oferta total mostra recuo de 7,2%.
A receita líquida atingiu 2,4 bilhões entre julho e setembro, 3,5% menor que os 2,5 bilhões apurados em igual intervalo de 2015, devido à demanda menor em função da fraca atividade econômica no país.
A empresa cortou custos e despesas operacionais no terceiro trimestre. A linha de despesas com combustível de aviação caiu quase 19%, para 668 milhões de reais. Já as despesas com pessoal recuaram 2,8%, a 380 milhões. A Gol ainda reduziu gastos comerciais e com publicidade em cerca de 22%, para 137 milhões de reais.
O resultado financeiro líquido da Gol ficou negativo em 100,9 milhões de reais, ante 1,703 bilhão de reais negativos apurados entre julho e setembro de 2015.
Outro indicador que apresentou melhora foi a relação dívida líquida ajustada/Ebitdar, que passou de 7,6 vezes no segundo trimestre para 6,7 vezes no final de setembro.
(Com Reuters)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.