Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Plataforma mede impacto da pandemia no mercado de imóveis usados

inGaia acompanha transações de 6,1 mil imobiliárias e 38 mil corretores em todo o país

Por Manoel Schlindwein Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 8 jun 2020, 11h32

Uma nova ferramenta de análise do mercado de imóveis usados entra em operação nesta semana. É o Painel do Mercado Imobiliário (PMI), no qual é possível acompanhar o sobe e desce do mercado em tempo real, inclusive a oscilação causada pela pandemia do novo coronavírus.

Na plataforma, as etapas que compõem o processo de vendas de imóveis são apresentadas em comparativos semanais, mensais, anuais e, também, de acordo com a evolução da pandemia no Brasil. Os panoramas regionais de 13 estados também são apresentados. É possível conferir números de acesso aos sites de imobiliárias, visitas concluídas, propostas e do fechamento de transações.

A iniciativa é da proptech inGaia, empresa de tecnologia especializada no setor imobiliário. Os números têm como referência uma base de dados que reúne 6.100 imobiliárias e 38.000 corretores de todo o Brasil.

De janeiro a dezembro de 2019, a proptech registrou o valor geral de R$ 13,5 bilhões nas transações de compra e venda e R$ 1,2 bilhão no valor geral das transações de locação. De acordo com o levantamento, o número de visitas a sites de imobiliárias teve recuperação de 8% em maio, com 504 mil visitas a mais do que abril, quando as consultas pela internet sofreram declínio de 3% em comparação com o mês anterior.

Já o número de propostas realizadas em maio apresentou aumento de 39% em comparação com abril quando as propostas tiveram queda de 38%. “O índice de propostas vem se recuperando e em abril esteve superior à média semanal de visitas concluídas, o que demonstra que os clientes estão utilizando as soluções tecnológicas para conhecer e evoluir para um possível fechamento de negócios”, afirma José Eduardo Andrade Junior, CEO da inGaia.

Em função da pandemia, o número de visitas presenciais a imóveis caiu 41% em abril, mas aumentou 56% em maio, com o total de 16,3 mil visitas concluídas. “Além do uso das ferramentas on-line, imobiliárias e corretores têm oferecido para os seus futuros compradores máscaras, álcool gel e proteção para os sapatos em visitas presenciais”, explica o presidente da inGaia, Mickael Malka.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.