ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

Vitória da Buser no TJ-SP isola Artesp em disputa regulatória

'Uber dos ônibus' conquistou decisão indicando que sua atuação é regular e não representa concorrência desleal

Por Machado da Costa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 13h49 - Publicado em 14 dez 2020, 10h33

O Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu na última semana que a atividade de intermediação de viagens por meio de fretamento coletivo realizada pela Buser é totalmente regular e não significa concorrência desleal no setor de transporte de passageiros. A decisão, tomada por três desembargadores, isola ainda mais a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) na disputa regulatória que trava com a Buser, conhecida como o “Uber dos ônibus”.

Na decisão favorável à Buser, os desembargadores do TJ-SP ainda afirmaram que a startup promove uma aproximação extremamente qualificada entre os passageiros e as empresas de fretamento particular, com um monumental incremento da tecnologia, permitindo novas formas de aproximação em escalas que, antes, eram “inimagináveis”.

Para completar, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP), recebeu uma denúncia afirmando que a Artesp favorece as empresas tradicionais do setor rodoviário e tenta inviabilizar os aplicativos. O TCE ainda não se posicionou sobre as acusações.

A Setpesp, lado derrotado no processo, enviou uma nota ao Radar Econômico, que você lê, abaixo, na íntegra:

O SETPESP continua a defender que seja proibida a operação dos clandestinos e aplicativos ilegais. Conforme as sentenças já proferidas no RJ, Paraná e do TRF-SP 3ª Região, estas empresas estão proibidas de operar e não arcam com as obrigações e custos que as companhias legalizadas assumem, oferecendo riscos à segurança dos passageiros e praticando verdadeira concorrência desleal. Assim, o SETPESP irá recorrer da decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo.

+ Siga o Radar Econômico no Twitter

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.