ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

Os motivos que podem levar a Havan a adiar o IPO

Hang, dono da rede, recebeu a sugestão de adiar a oferta de ações

Por Machado da Costa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Felipe Mendes Atualizado em 4 jun 2024, 15h05 - Publicado em 5 out 2020, 17h56

Uma das ofertas públicas de ações (IPO) mais aguardadas do ano pode não sair. É o que sugeriram os bancos que estão assessorando a Havan no processo de abertura de capital. “Para levantar o que ele deseja, talvez no segundo semestre de 2021, se a economia estiver a pleno vapor”, disse um dos analistas que trabalham na operação ao Radar Econômico. A informação foi publicada originalmente pela Bloomberg.

Entre os motivos que levariam ao adiamento estão a queda recente do mercado, mostrando um menor apetite a ativos mais arriscados. As possíveis ações da Havan não seriam exatamente um ativo de risco, mas a avaliação esperada pelo dono da rede, Luciano Hang, dificilmente será alcançada. Ele acredita que a empresa valha até 100 bilhões de reais. Para se ter uma ideia da magnitude desse número, ele representa quase 200 vezes o lucro anualizado da rede no primeiro semestre deste ano. A avaliação colocaria a Havan em patamares próximos da queridinha do mercado Magazine Luiza.

Além disso, outras companhias que estavam chamando a atenção do mercado também desistiram de um IPO neste momento ou estão baixando o valor esperado. A BR Partners e a Compass, da Cosan, por exemplo, cancelaram sua propostas. Nesta segunda-feira, 5, circulou a informação de que a Sequoia Logística, empresa investida pela Warburg Pincus, terá que reduzir a pedida.

Um outro fator é que a empresa possui uma forte geração de caixa e apresentou resiliência durante a crise. Com muito dinheiro no bolso, não há problemas urgentes a serem resolvidos com o dinheiro dos novos acionistas. Como o objetivo de Hang é levantar 10 bilhões de reais para impulsionar o e-commerce da companhia, os bancos indicaram que não será tão fácil de conseguir isso neste momento. A Havan não comentou.

+ Siga o Radar Econômico no Twitter

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.