ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

Bolsa sobe após minério reagir e China prometer aumentar o crédito

VEJA Mercado: dia foi de recuperação para mineradoras, siderúrgicas e varejistas; dólar cai

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 24 ago 2021, 18h17 - Publicado em 24 ago 2021, 17h47

VEJA Mercado | Fechamento | 24 de agosto.

Reagiu. A recuperação do minério de ferro nas bolsas internacionais foi a notícia do dia e ditou os rumos do Ibovespa por aqui. O índice fechou em alta de 2,33%, a 120.210 pontos. Os papéis de Usiminas, CSN e Vale, que possuem grande peso no Ibovespa, valorizaram 7,10%, 5,35% e 3,65%, respectivamente, após duros pregões nas últimas semanas. Segundo os analistas, a subida do minério em Dalian e Cingapura se deu após Yi Gang, presidente do banco central da China, revelar que a política monetária do país deve aumentar o suporte ao crédito para a economia chinesa, principalmente às pequenas e médias empresas. “Semana passada, víamos o medo de perder dinheiro nas quedas da bolsa. Hoje, vemos o medo de não participar desse rally positivo no mercado”, analisa Scott Hodgson, gestor da Galapagos Capital.

Setores como varejo e construção também respiraram. Esses papéis foram beneficiados por um alívio nos juros futuros após o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tentar acalmar o mercado ao sinalizar que o teto de gastos não será rompido. A taxa do DI para janeiro de 2025 caiu de 9,74% para 9,57% e a do DI para janeiro de 2027 saiu de 10,19% para 9,98%. Diante desse cenário e pela queda vertiginosa nas últimas semanas, papéis do varejo como Americanas, Magazine Luiza e Via fecharam em altas de 9,69%, 6,12% e 4,63%, respectivamente. Já construtoras como Cyrela e Eztec subiram 12,33% e 10,61%.

No lado das baixas, a decepção do dia foi a JBS. Embora sem acontecimentos setoriais relevantes no dia, os papéis acompanharam a descida do dólar e recuaram 3,26%. A moeda americana fechou em queda de 2,23%, cotada a 5,26 reais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.