Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Me Engana que Eu Posto Por Coluna A verdade por trás de manchetes falsas que se espalham pela internet. Editado por João Pedroso de Campos.

Caixa não paga PIS/Pasep a quem trabalhou entre 2005 e 2018. Boato é golpe

Mensagem compartilhada no WhatsApp tem link malicioso que já atingiu 200.000 pessoas, segundo site especializado em segurança online

Por João Pedroso de Campos Atualizado em 12 jul 2018, 18h28 - Publicado em 20 jun 2018, 16h33

Dois dias depois do início dos pagamentos do saldo das cotas de PIS e Pasep a trabalhadores com idades a partir de 57 anos, feitos por Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, respectivamente, começou a circular no WhatsApp o boato de que a Caixa também também liberou o pagamento do PIS àqueles que trabalharam entre 2005 e 2018, no valor de 1.223,20.

Reprodução/Reprodução

A lorota, no entanto, não é apenas uma lorota, mas um golpe. A notícia falsa vem acompanhada de um link que leva o usuário do aplicativo de mensagens a um site que supostamente seria o do banco estatal:

Reprodução/Reprodução

Para saber se tem direito a receber o benefício, o internauta deve responder a três questões: “Você trabalhou com carteira assinada em algum período entre 2005 a 2018?”, “Você está registrado atualmente?” e “Possui cartão cidadão para realizar o saque do benefício?”.

  • Ao responder às perguntas, seja lá quais tenham sido as respostas, o usuário do WhatsApp é orientado a compartilhar o resultado com 30 amigos ou grupos no aplicativo. “Depois de compartilhar, você será direcionado para finalizar o processo e realizar o saque”, orienta o site, que, assim, amplia o número de alvos dos quais pretende roubar dados.

    O site Dfndr Lab, que identifica conteúdos maliciosos na internet, estima que o golpe já tenha atingido 200.000 pessoas nas últimas 24 horas. Ainda segundo o site, a fraude também tem sido enviada por meio de notificações nos celulares, cujos números foram obtidos pelos hackers em fraudes anteriores.

    Continua após a publicidade

    “A estratégia de incentivar as pessoas a compartilhar o link malicioso é a mais comum e permite que o golpe se espalhe rapidamente. Contudo, nesse caso específico, o envio de notificações para os smartphones dos usuários possibilita um crescimento exponencial no número de acessos em poucos minutos tornando-o ainda mais perigoso e efetivo”, diz o diretor do Dfndr Lab, Emilio Simoni.

    As regras do pagamento de PIS e Pasep

    Os pagamentos de cotas de PIS, destinado a trabalhadores da iniciativa privada, feitos pela Caixa, e Pasep, destinado a servidores públicos e trabalhadores de estatais, feitos pelo Banco do Brasil, foram estendidos pelo governo federal a trabalhadores que tenham entre 57 e 59 anos até o dia 29 de junho. Cotistas que têm a partir de 60 anos podem sacar em qualquer data, exceto em julho. Têm direito ao benefício pessoas que trabalharam entre 1971 e 1988. Além das cotas, existe o pagamento do abono salarial do PIS (veja condições).

    Veja abaixo o calendário dos pagamentos:

    Agora você também pode colaborar com o Me Enga

    na que Eu Posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.

    Continua após a publicidade
    Publicidade