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Mercado de banda larga ficará aquecido com novas regras

Estimativa é que a base de clientes cresça em 4,4 milhões e receita adicional some 4,8 bilhões de reais ao setor

Por Da Redação
27 Maio 2011, 15h36

A mudança das regras no mercado de TV a cabo, como o fim do limite de municípios que podem ter acesso ao serviço e a fixação do preço das concessões em 9.000 reais, alavancará o mercado de banda larga em, pelo menos, 4,4 milhões de clientes, além de proporcionar uma receita adicional de 4,8 bilhões de reais ao setor. Esses números representam um incremento de cerca de 32% sobre os 13,8 milhões de clientes e de 26% em relação ao faturamento de 18,3 bilhões de reais do setor de banda larga fixa em 2010.

Os dados fazem parte de pesquisa inédita elaborada pelos economistas Alexandre L. Henriksen, Carlos Manoel Baigorri e Thiago Cardoso H. Botelho, que são servidores da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Católica de Brasília. Segundo Henriksen, o estudo foi feito diante da necessidade de se ter números sobre o impacto das mudanças no mercado.

O aumento mais significativo ocorrerá em São Paulo, onde a previsão é de que pelo menos 1,67 milhão de consumidores passem a ter acesso aos serviços de banda larga a partir de novas concessões de TV a cabo. Na segunda posição, aparece o Rio de Janeiro, com 601.690 novos acessos; seguido de Minas Gerais (374,58 mil), Paraná (328,93 mil) e Rio Grande do Sul (303,57 mil).

Arrecadação – Nesse cenário, o aumento da arrecadação do governo federal será de 176 milhões de reais e dos governos estaduais de 1,2 bilhão de reais. Ao comparar a receita extra de 4,8 bilhões de reais das empresas com a inclusão de novos consumidores, o valor é mais de 12 vezes superior aos 390 milhões de reais arrecadados pela Anatel com todas as licitações de outorgas já realizadas.

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Isso, segundo Henriksen, comprova que o preço de 9.000 reais por concessão é viável. Os pesquisadores estimam que os resultados serão alcançados em até três anos depois da implementação das mudanças, que estão em fase final na Anatel. Atualmente, apenas 262 dos 5.564 municípios brasileiros têm serviços de TV a cabo.

(com Agência Estado)

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