Inadimplência do consumidor sobe 16,7% em janeiro
Segundo o Serasa Experian, trata-se do maior ritmo de crescimento dos últimos quatro meses
O índice de inadimplência do consumidor brasileiro teve alta de 16,7% em janeiro deste ano ante janeiro de 2014, o maior ritmo de crescimento dos últimos quatro meses, informou a Serasa Experian nesta quinta-feira. Na comparação com dezembro do ano passado, a inadimplência avançou 4,1%, o maior aumento para janeiro desde 2003. Segundo economistas da instituição, a alta da inadimplência em janeiro de 2015 “reflete as crescentes dificuldades que o consumidor brasileiro está encontrando para honrar seus compromissos financeiros”.
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Entre fatores que reforçam preocupações em relação à inadimplência do consumidor, os economistas da empresa citaram aumentos sazonais de impostos e taxas como IPTU e IPVA, o realinhamento de vários preços administrados como energia elétrica, transporte urbano e combustíveis, e elevações nas taxas de juros e enfraquecimento do mercado e trabalho.
Entre os tipos de dívida que compõem o indicador de inadimplência, as dívidas não bancárias – cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços – tiveram alta de 10,4% em janeiro ante dezembro, sendo as principais responsáveis pela alta. A inadimplência junto aos bancos cresceu 0,3%. Por outro lado, os títulos protestados e os cheques sem fundos apresentaram quedas de 12,3% e 9,9%, respectivamente.
(Com agência Reuters)