Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Taxa de desemprego nos EUA cai ao menor nível desde 2009

Foram criadas 114.000 vagas de trabalho no país em setembro, diz governo

A taxa de desemprego nos Estados Unidos caiu de maneira surpreendente a 7,8% em setembro – o menor nível desde que o presidente Barack Obama assumiu o governo, em janeiro de 2009, de acordo com os números oficiais divulgados nesta sexta-feira.

O desemprego caiu 0,3 p.p. em relação a agosto, em dados corrigidos por variações sazonais, anunciou o Departamento do Trabalho. As empresas criaram em setembro 114.000 vagas a mais do que os postos fechados, informou o Departamento do Trabalho.

A um mês da eleição presidencial, na qual vão se enfrentar o atual presidente e o candidato republicano, Mitt Romney, estes dados dão uma ajuda extra à campanha democrata. Contudo, o resultado líquido de criação de vagas em setembro é 20% menor do que o visto em agosto e inferior também à previsão dos analistas, de 120.000 vagas, o que pode ser um alento aos republicanos.

O governo revisou em alta, em 36%, a estimativa de contratações nos dois meses anteriores. “Em 2012, a criação líquida de empregos alcançou uma média de 146.000 postos mensais, contra 153.000 em 2011”, assinala o Departamento do Trabalho.

Eleições – O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Mitt Romney, classificou a queda do índice de desemprego no país como irreal. “Uma recuperação real não se parece com isso. Criamos menos empregos em setembro do que em agosto, e um menor número de postos de trabalho em agosto do que em julho, e perdemos mais de 600 mil empregos na indústria desde que o presidente (Barack) Obama assumiu o cargo”, disse o candidato republicano após a publicação dos dados.

A questão do desemprego foi uma das principais armas de Romney em sua campanha, já que desde que Obama assumiu o cargo essa taxa nunca foi inferior a 8%, número acima do qual nenhum presidente dos Estados Unidos foi reeleito. “Se não fosse por todas as pessoas que simplesmente abandonaram a força de trabalho, a taxa de desemprego real se aproximaria de 11%”, acrescentou Romney em comunicado.

Leia mais:

EUA e China iniciam nova frente de ‘guerra comercial’ na OMC

EUA revisam para baixo PIB do segundo trimestre

Estados Unidos pedem que Brasil reveja seu protecionismo

(Com agência France-Presse e EFE)