Saiba como sacar o dinheiro de contas inativas do FGTS

Contas que ficaram sem depósito por mais de três anos, e cujo trabalhador não teve emprego formal nesse período, se enquadram nesta condição

O governo federal vai permitir que os recursos das contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) que não receberam depósito a partir de 31 de dezembro de 2015 sejam sacados. O calendário desses saques vai ser divulgado em fevereiro. Mas quem tem contas inativas no FGTS já pode fazer os saque segundo a regra em vigor.

Uma conta é  considerada inativa quando não recebe nenhum depósito durante 3 anos e a pessoa fica fora do sistema do FGTS durante esse mesmo período. Ou seja, sem nenhum vínculo formal de emprego. Embora as contas do FGTS sejam relacionadas aos empregos, se houver registro de um novo trabalho formal em até 3 anos após a saída do último, as contas antigas não ganham status de inativas. Para as contas anteriores a 1 de junho de 1990, a exigência é apenas que a conta tenha ficado 3 anos sem depósitos.

Para sacar os recursos, é preciso se dirigir até uma agência da Caixa, a partir do mês de aniversário do beneficiário, portando documento de identificação, carteira de trabalho e cópias da página de registro civil deste documento (frente e verso) e de cada contrato de trabalho. O saldo pode ser consultado através de aplicativo do FGTS, em caixas eletrônicos da Caixa, agências e site do banco.

O FGTS é um benefício pago mensalmente por cada empregador em uma conta pessoal  – e que não pode ser descontado do salário – mas só pode ser sacado após demissão sem justa causa ou em situações especiais. Entre elas, a aquisição da casa própria, a aposentadoria, ter mais de 70 anos e em caso de algumas doenças graves . O trabalhador também pode utilizar os recursos do fundo para a moradia nos casos de aquisição de imóvel novo ou usado, construção e liquidação ou amortização de dívida vinculada a contrato de financiamento habitacional.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Alexandre Souza

    minha duvuda em questao a isso.
    eu atualmente trabalho mas possuo uma conta de ftgs desde de 2013 , por estar registrado posso sacar esse dinheiro inativo 😕 alguem pode me ajudar com isso , grato 😀

    Curtir

  2. Alexandre Souza pelo que entendi, vc tem que esta 3 anos se fazer deposito no FGTS pra ficar inativa, como vc esta trabalhando a sua conta esta ativa

    Curtir

  3. Queria saber em relação ao saque do FGTS, tem algum limite de valor?, já tenho conta poupança na caixa, será que cai direto?

    Curtir

  4. Rodrigo Lourenço Alves Ribeiro

    Olá eu tenho uma conta do FGTS que está inativa deste de 2011 que dia poderei sacar esse dinheiro

    Curtir

  5. Rodrigo Lourenço Alves Ribeiro

    Nunca saquei esse dinheiro do FGTS que está inativa deste 2011 gostaria de saber se eu posso sacar e que dia poderei sacar esse dinheiro

    Curtir

  6. Gildo Gomes da Silva

    Trabalho atualmente Registrado, porém a empresa não deposita o meu fgts a mais de 4 anos. Mesmo com a carteira.assinada posso. Sacar o fgts

    Curtir

  7. Eu não tenho mais os contratos de trabalho. São empregos muito antigos, de 2000, 2001… Escola até que já fechou. Como consigo esse contrato de trabalho??

    Curtir

  8. JORGE APOLONIO MARTINS

    É possível estar trabalhando e, por isso, ter uma conta de FGTS ativa, mas, mesmo assim, ter uma conta de FGTS inativa de um emprego anterior. O saldo desta vc poderá sacar, se não houver tido depósito por 3 anos ou mais.
    Existe uma seção de páginas na carteira de trabalho onde ficam registrados os contratos de trabalho. Suponho que são os registros ali anotados que devem ser xerocados para comprovação do contrato de trabalho.

    Curtir

  9. Morennahh Angell MV

    Ou seja o maravilhoso governo deu com uma mão e tirou com as duas..Viu q seriam muitos saques achou um jeito de bloquear a felicidade do pobre pois muita gente tem contas inativas mas obviamente depois de três anos milhares estão trabalhando..Esse é o Brasil!!

    Curtir