PIB da China avança 7,5% no segundo trimestre

Crescimento da economia e da produção industrial vem acima do esperado pelo mercado

O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 7,5% no segundo trimestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano anterior, acelerando frente ao crescimento de 7,4% registrado entre janeiro e março, informou o Escritório Nacional de Estatísticas do país.

O número interrompe uma série de dois trimestres consecutivos de desaceleração no crescimento econômico. A alta também superou a mediana das previsões de analistas, que esperavam crescimento de 7,4%.

Leia também:

Os erros do setor imobiliário da China

Banco dos Brics terá sede em Xangai e presidência indiana

China deve ter o maior poder de decisão no banco dos Brics, diz banqueiro

Entre abril e junho deste ano, a economia chinesa cresceu 2% frente ao trimestre imediatamente anterior. Nos três primeiros meses deste ano, o crescimento foi revisado para 1,5%, de um número inicialmente estimado em 1,4%, na mesma base de comparação.

No acumulado do primeiro semestre deste ano, o PIB da China cresceu 7,4%, desacelerando frente à alta de 7,6% registrada no período de janeiro a junho do ano passado.

Produção industrial – O avanço da produção industrial da China foi de 9,2% em junho, na comparação com o mesmo período de 2013, segundo oficiais divulgados na noite desta terça-feira.

O número representa aceleração sobre a alta de 8,8% registrada em maio – e veio melhor do que o previsto pelos analistas, que esperavam um avanço de 9%. No acumulado do ano, a produção industrial cresceu 8,8% – o que mostra desaceleração ante a alta de 9,3% registrada no mesmo período de 2013.

Na comparação mensal, a produção industrial avançou 0,77% em junho, de 0,71% no mês anterior.

(Com Estadão Conteúdo)