Nuci de fevereiro se manteve no nível de julho de 2011

Por Célia Froufe

Brasília – O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) da indústria em fevereiro se manteve no nível verificado em julho de 2010, de 82,1%. Em janeiro, o nível medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) estava em 82,4%. Em fevereiro de 2011, o indicador se situou em 83,4%, registrando, assim, uma queda de 1,3 ponto porcentual na comparação com o dado mais recente. “O Nuci mostra que a indústria está mais ociosa do que há um ano”, disse o economista da CNI.

O indicador de fevereiro também revela que a utilização da capacidade instalada da indústria está no mesmo nível observado no início de 2010. Naquele ano, o índice ficou em 81,1% em janeiro; em 80,8% em fevereiro, e em 82,3%, em março. “Em dois anos, tivemos apenas pequenas variações”, considerou o economista.

Para D’ávila, embora as expectativas imediatas sejam de pequena recuperação, conforme o dado de faturamento de fevereiro sinalizou, ainda é cedo para desenhar uma trajetória da indústria para os próximos meses. “Preferimos esperar novos indicadores, para ver se há realmente a caracterização de trajetória de recuperação da indústria”, disse.