Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Leite tipo B sairá do mercado nesta segunda-feira

A resolução foi publicada em Diário Oficial e contém as novas regras de produção de leite

O leite tipo B deixará de ser comercializado a partir deste domingo. A resolução foi publicada em Diário Oficial nesta sexta-feira, e consta na Instrução Normativa nº62, que contém novas normas de produção e qualidade do leite. “Vamos retirar a produção do tipo de leite que não se usa mais; o leite B e C foram caindo em desuso”, explicou à Agência Estado o secretário substituto de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Enio Marques. Segundo o secretário, há cerca de cinco anos, o produto tipo C já não é mais encontrado no mercado.

O tipo B é produzido em estábulo leiteiro e envasado em usinas de beneficiamento ou entreposto-usina. Segundo o Ministério da Agricultura, esse tipo de produção não se adequa aos novos parâmetros de Contagem Bacteriana Total (CBT) do leite, previstos no Plano Nacional de Melhoria da Qualidade do Leite. A partir de janeiro de 2012, os índices de CBT passam a ter como limite máximo 600 mil/ml, ante um volume de 750 mil/ml permitido até o final de 2011.

As novas determinações da Instrução Normativa deverão ser cumpridas pelos produtores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste a partir deste domingo. Os do Norte e Nordeste do país cumprem as mesmas exigências a partir de janeiro de 2013. Segundo o secretário, no caso do leite tipo B, o volume produzido atualmente no país é considerado baixo. “Já era quase nada. Tinha mais em São Paulo”, afirmou.