Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Governo tira das ruas 85% do dinheiro vivo e leva Índia ao caos

País aposentou cédulas de alto valor para tentar acabar com problemas fiscais e corrupção; nesta sexta, corrida aos bancos fez governo estender validade

O governo da Índia decidiu retirar notas de alto valor de circulação do país. De acordo com jornais locais, notas de 500 e 1000 rúpias não terão mais valor a partir de 2017.

O problema é que, em um país com 1,2 bilhão de habitantes, a corrida para trocar as notas ou depositar o valor em contas bancárias fez com que filas gigantescas se formassem em porta de agências. Por causa do caos que se instalou, o governo decidiu nesta sexta-feira estender por mais três dias a validade das cédulas para o pagamento de tarifas como água e energia.

O problema se agrava porque, de acordo com a BBC, as cédulas que deixarão de valer correspondem a 85% de todo o dinheiro em circulação no país. Por isso, os bancos planejam montar operações especiais para atender toda a demanda.

Segundo o jornal britânico The Guardian, a decisão do governo indiano é uma tentativa de combater a corrupção, o mercado negro e a evasão de divisas, já que muitos trabalhadores recebem em dinheiro vivo no país.

A população, contudo, ficou de mãos atadas após a decisão do governo. “Eu não posso nem comprar um copo de chá”, disse o advogado Guru Birajdar ao Guardian. “Eu não fui trabalhar hoje [quinta-feira] poque não tinha dinheiro. Tudo era em notas de 500 e 1000, por isso eu tive que vir trocar no banco.”

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Fábio Luís Inaimo

    Lembra um pouco os Planos econômicos Brasucas!! Que falta faz um FHC !!

    Curtir

  2. Muito arbitrário! Que atraso! A população indiana merecia um governo melhor.

    Curtir