Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Captação da poupança cresce no 1º dia da nova regra

Foi captado 1,220 bilhão de reais em 4 de maio, acima do 1,059 bilhão de reais registrado no dia anterior, quando ainda se aplicava a regra antiga

A captação da caderneta de poupança cresceu no dia seguinte ao anúncio das novas regras de remuneração, que afetam os depósitos feitos a partir da última sexta-feira (4). Dados do Banco Central mostram que foi captado um total de 1,220 bilhão de reais em 4 de maio, acima do 1,059 bilhão de reais registrado no dia anterior, quando ainda se aplicava a regra antiga.

Leia mais:

Novas regras para a poupança viabilizarão a queda dos juros, diz Mantega

A Caixa Econômica Federal, que responde por grande parcela dos depósitos desse tipo de aplicação, diz que a captação se mantém desde sexta-feira em patamares equivalentes aos verificados até o dia anterior à mudança.

Nos dias 3 e 4, foram captados pela Caixa 339 milhões de reais e 308 milhões de reais, respectivamente. Na última terça-feira, o valor chegou a 345 milhões de reais. Nesta segunda-feira, que é sazonalmente um dia de saques superiores aos depósitos, a captação ficou positiva em 71 milhões de reais.

“Não teve nenhum pico. A poupança está captando bem depois da mudança. O investidor gosta de regras claras e a medida do governo foi muito acertada”, disse o vice-presidente de pessoa física do banco estatal, Fábio Lenza.

(com Agência Estado)