Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Braskem lucra R$ 1 bilhão no 2º tri e ações têm forte alta

Após divulgar aumento de 748% no lucro entre abril e junho deste ano, ações ordinárias, com direito a voto, sobem mais de 6% na Bovespa

As ações ordinárias, com direito a voto, da petroquímica Braskem sobem mais de 6% na Bovespa, na tarde desta quinta-feira. A alta ocorre após divulgação de um lucro líquido de 1,05 bilhão de reais no segundo trimestre, aumento de 748% ante o resultado positivo de 124 milhões de reais obtido um ano antes. O resultado foi motivado por ganhos cambiais e crescimento de receita. No caso das preferenciais, sem direito a voto, a valorização é superior a 4%.

A Braskem afirmou que o resultado foi “positivamente influenciado pelo bom desempenho operacional do trimestre e pela adoção da contabilidade de hedge (proteção)”, que reduz os efeitos da volatilidade do câmbio. A Braskem concorre diretamente com grupos estrangeiros, e por isso o câmbio atual torna a produção da empresa mais competitiva em relação ao item importado. No ano, o dólar tem alta de 31,23%.

A empresa também anunciou uma receita líquida de 11,6 bilhões de reais no segundo trimestre, um crescimento de 7% o sobre resultado obtido um ano antes.

O resultado foi divulgado depois da prisão do ex-presidente do Conselho da Braskem Marcelo Odebrecht no fim de junho, sob acusação de envolvimento no escândalo da Petrobras, alvo da Operação Lava Jato que investiga corrupção em contratos da petroleira.

Leia mais:

Em mais um dia de alta, dólar vai a R$ 3,56

Braskem entrega à PF e-mail com referência a ‘sobrepreço’

Petrobras teve prejuízo em contrato com a Braskem, diz jornal

(Com agência Reuters)