Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUA-Wall Street sobe com expectativa de medidas dos BCs

Por Ryan Vlastelica

NOVA YORK, 15 Jun (Reuters) – As bolsas norte-americana subiam nesta sexta-feira com um otimismo maior de que os bancos centrais mundiais irão fazer ações coordenadas se as eleições na Grécia, que ocorrem este final de semana, resultarem em turbulências no mercado.

A notícia compensou a última rodada de fracos dados econômicos dos Estados Unidos, que apontavam para um crescimento lento no mercado interno.

Às 12h49 (horário de Brasília), o Dow Jones industrialsubia 0,55 por cento, para 12.721 pontos. O Standard & Poor’s 500 tinha alta de 0,62 por cento, para 1.337 pontos. Enquanto o Nasdaq Composite Index tinha ganhos de 0,76 por cento, para 2.857.

Oficiais do G20 -grupo formado pelas principais economias do mundo- disseram à Reuters que os bancos centrais das maiores economias irão tomar medidas para estabilizar mercados e prevenir um aperto de crédito, se necessário.

Isso impulsionou ganhos perto do final da sessão de quinta-feira, anulando a queda do S&P na semana. As ações dos setores de materiais e energia estavam entre as principais altas do dia.

“O tipo de ação que está sendo descrita na Europa será um passo positivo, no entanto, eu vejo isso como apenas uma das dez coisas que precisam ser feitas para estabilizar a situação”, disse o chefe de investimento na Lenox Wealth Advisors, em Nova York, David Carter.

O medo de investidores nas eleições de domingo na Grécia vem da possibilidade de a nação sair da zona do euro. Essa possibilidade, junto com questões sobre a eficiência do plano de resgate aos bancos da Espanha, estimulou a volatilidade nesta semana.

Nos EUA, um indicador de manufaturados no estado de New York desacelerou fortemente em junho, apesar de ainda mostrar crescimento, enquanto o sentimento do consumidor também ficou abaixo das expectativas.

REUTERS DF PD