Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Acordo comercial global pode ser fechado em duas semanas, diz OMC

Diretor-geral da entidade, Roberto Azevêdo, disse que é alta a probabilidade para o fechamento de um acordo que simplique regras aduaneiras globais

A Organização Mundial do Comércio (OMC) disse nesta sexta-feira que existe uma “probabilidade alta” de que um acordo para simplificar as regras aduaneiras globais seja implementado dentro de duas semanas. A afirmação ocorre um dia após a resolução de um impasse entre Índia e Estados Unidos.

“As probabilidades de que possamos finalizar este acordo em Genebra, com outros membros da OMC, são muito significativas”, disse o diretor-geral da OMC, o brasileiro Roberto Azevêdo, referindo-se ao Acordo de Facilitação do Comércio negociado em Bali. “Tenho esperança de que podemos fazer isso em um período de tempo bastante curto, dentro das próximas duas semanas”, acrescentou Azevêdo, antes de uma cúpula do G20, grupo das principais economias do mundo, em Brisbane, na Austrália.

Leia mais:

Azevêdo: governos precisam decidir agora se OMC deve continuar

China critica medidas protecionistas brasileiras

Balança comercial tem maior déficit para setembro em 16 anos

Na quinta-feira, Estados Unidos e Índia anunciaram o fim das divergências a respeito dos subsídios agrícolas indianos, um avanço crucial para a aplicação do Acordo de Facilitação do Comércio (TFA, na sigla em inglês), considerado o pacto de liberalização do comércio mais importante dos últimos 20 anos. O acordo deve acrescentar cerca de 1 trilhão de dólares ao comércio global.

(Com Estadão Conteúdo e Reuters)