Há vida nos anéis de Saturno?

Reportagem explica significado da nova descoberta da sonda Cassini: podem existir seres vivos ao redor de formações subaquáticas de uma das luas do planeta

Na semana passada, a ciência deu um pequeno mas importantíssimo passo na busca por outras formas de vida no espaço. Depois de quase duas décadas na órbita do planeta gasoso Saturno, a sonda Cassini, da Nasa, coletou dados que indicam grandes possibilidades de existência de organismos vivos — mesmo que singelas bactérias — na lua Enceladus, uma das mais de sessenta do astro cercado de anéis de gelo e vapor de água. No estudo divulgado na quinta-feira (13) pela revista científica americana Science, pesquisadores vinculados à missão relataram a presença de gás hidrogênio no vapor constituído pelo oceano de superfície congelada que cobre o satélite. Bem, e daí? Há um detalhe extraordinário: as características do hidrogênio de Enceladus se assemelham às do mesmo gás liberado por sistemas de decomposição orgânica aqui na Terra. Isso é um forte indicativo de presença de vida. Entre os cientistas, a descoberta alimenta a sensação de que falta pouco, muito pouco, para confirmar a existência de seres vivos fora de nosso planeta. Enceladus é um dos mundos candidatos a abrigá-los. Apenas um.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Demetrius Assucena

    Em breve, uma outra sonda conseguira uma imagem de uma ameba ou uma minhoca extraterrestre.

    Curtir

  2. Marco Alves Monteiro

    Se Europa, Io e Ganimedes são nomes de “luas” de Júpiter, então qual é o nome da lua da Terra? Planetas não têm luas, têm satélites. Parem de avançar para trás e deem alguns passos para a frente. E parem de usar a palavra cromossomO. É cromossomA. Cromo (cor) + somA (corpo). Ou então é “psicossomôtico” e não psicossomático?

    Curtir

  3. Antonio Junior De Araujo Alexandre

    Os gregos chamavam nossa lua de Selênia. Acho um nome muito bonito!

    Curtir

  4. Paulo Bertazzi

    Não há dúvidas disso

    Curtir

  5. Mais impostos do cidadão, no ralo…

    Curtir

  6. Demetrius Assucena

    A imagem 7/7 estava descrita como concepção artística, só que estava tão fajuta que mudarão para Missão Cassini (//Nasa). Todas estas fotos são feitas com editores de imagem.

    Curtir