A próxima vítima do aquecimento global

Mudanças climáticas estão prestes a eliminar a Grande Barreira de Corais da Austrália, um dos mais importantes patrimônios naturais da Terra

Ela fica do outro lado do mundo, na costa leste da Austrália, e se estende ao longo de incríveis 2 300 quilômetros. Classificada pela Unesco como um patrimônio global, a Grande Barreira de Corais da Austrália é a maior estrutura do planeta composta apenas de seres vivos, engloba um conjunto de 3 000 recifes e 600 ilhas, ocupa uma área equivalente à do Estado de Goiás, serve de abrigo para 1 625 espécies de peixe — e pode desaparecer do mapa muito em breve. Um estudo da James Cook, uma das principais universidades da Austrália e referência internacional em sustentabilidade, revelou que dois terços dessa magnífica formação estão comprometidos num grau dificilmente reversível. Reportagem de VEJA detalha como está a situação de um dos habitats mais belos – e ricos, em biodiversidade – da Terra.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Luiz Carlos Bittencourt

    enfia o Trump em uma roupa de mergulho e manda ele lá em baixo pra ver o que acontece por lá

    Curtir

  2. Demetrius Assucena

    O “Apelo de Heidelberg”, que recentemente alcançou 4 mil assinaturas, incluindo as de 72 ganhadores do Prêmio Nobel rejeitando o Aquecimento global e à Declaração de Leipzig, de 1996, assinada pelos mais proeminentes climatólogos norte-americanos, muitos dos quais participaram do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC), patrocinado pelas Nações Unidas e que promulgou a teoria do aquecimento global como “consenso” científico. Não existe evidência científica de que a liberação, por atividades humanas, de dióxido de carbono, metano ou outros gases do efeito estufa estão ou irão causar, em um futuro previsível, aquecimento catastrófico da atmosfera terrestre e a alteração do clima.

    Curtir

  3. Isso é muito triste, pelo menos para quem acredita em aquecimento global.

    Curtir

  4. Francisco Martins

    Para quem acha que está tudo bem, tudo é justificável!!!
    Talvez quando suas casa de praia forem tragadas pelo mar ou o preço dos alimentos subir porque a água começou a escassear, elles entendam!!!
    Mas então será tarde demais!!!

    Curtir

  5. Robson La Luna Di Cola

    Teóricos da Conspiração dizem que o aquecimento global é um mito criado pelos grupos interessados em criar um governo global, centralizando o poder. Para enfrentarem um problema global. Esquecem-se que a existência de projetos globalistas não exclui a veracidade das grandes transformações climáticas pelas quais estamos passando.

    Curtir