Clique e assine com até 92% de desconto

A próxima vítima do aquecimento global

Mudanças climáticas estão prestes a eliminar a Grande Barreira de Corais da Austrália, um dos mais importantes patrimônios naturais da Terra

Por Jennifer Ann Thomas 7 Maio 2017, 08h48

Ela fica do outro lado do mundo, na costa leste da Austrália, e se estende ao longo de incríveis 2 300 quilômetros. Classificada pela Unesco como um patrimônio global, a Grande Barreira de Corais da Austrália é a maior estrutura do planeta composta apenas de seres vivos, engloba um conjunto de 3 000 recifes e 600 ilhas, ocupa uma área equivalente à do Estado de Goiás, serve de abrigo para 1 625 espécies de peixe — e pode desaparecer do mapa muito em breve. Um estudo da James Cook, uma das principais universidades da Austrália e referência internacional em sustentabilidade, revelou que dois terços dessa magnífica formação estão comprometidos num grau dificilmente reversível. Reportagem de VEJA detalha como está a situação de um dos habitats mais belos – e ricos, em biodiversidade – da Terra.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.

Publicidade