Blogs e Colunistas

24/09/2012

às 1:01 \ Emmy Awards

Vencedores do Emmy 2012

Claire Danes e Damian Lewis de 'Homeland'

Realizada na noite de domingo, dia 23 de setembro, a cerimônia de entrega do prêmio Emmy ofereceu várias surpresas.

Homeland, a terceira favorita da noite, foi a grande vencedora, tirando de Mad Men a chance de ter o recorde de ser a única série dramática a ganhar cinco anos consecutivos. Homeland, que é uma versão americana de série israelense, levou o prêmio de melhor série, atores principais e roteiro, além de elenco e edição (as duas últimas fazem parte dos prêmios técnicos), totalizando seis estatuetas. Este é o primeiro Emmy de melhor produção para o canal Showtime.

Já na categoria comédia manteve-se o que já era esperado, a vitória de Modern Family, que ao todo ganhou cinco prêmios: melhor série, atores coadjuvantes, direção e mixagem de som (em evento anterior).

Com isso, a Academia renovou a categoria drama e repetiu a categoria comédia.

Eric Stonestreet e Julie Bowen, ganharam os prêmios de coadjuvantes por Modern Family. Esta é a segunda vitória para cada um deles por esse trabalho. Julia Louis-Dreyfus, a favorita da noite, ganhou seu terceiro prêmio, desta vez por Veep, série que estreou este ano.

No ano passado, Amy Poehler combinou com todas as indicadas subir ao palco para ouvirem juntas o nome da vencedora, como um final de concurso de Miss. Este ano ela combinou com as indicadas para que aquela que fosse a vencedora lesse o discurso de agradecimento que ela, Amy, faria se tivesse ganho. Assim, Julia começou a agradecer aos produtores de Parks & Recreation quando se deu conta que tinha, ‘acidentalmente’, trocado seu discurso com Amy, que precisou destrocar o texto. Este é o segundo ano que Amy inventa uma forma de subir ao palco quando a vencedora de sua categoria é anunciada. Se a brincadeira continuar, vai ser interessante ver ela perder.

A grande surpresa da noite foi a vitória de Jon Cryer por Two and a Half Men. Após sete seis indicações como ator coadjuvante, sem nunca ter ganho, tendo ganho uma vez, este ano ele se inscreveu na categoria de melhor ator em comédia, da qual saiu vencedor, desbancando os favoritos da noite Louis C.K. e Jim Parsons. Com isso, Parsons não conseguiu se igualar a Don Adams (Agente 86), que levou o prêmio nesta categoria três anos consecutivos. Em seu discurso, Cryer disse estar tão chocado com a vitória quanto o público.

Damian Lewis, de Homeland, desbancou o favorito da noite, Bryan Cranston (Breaking Bad) na categoria Melhor ator de Série Dramática. Assim, Bryan não conseguiu sua quarta vitória consecutiva. Até hoje, o único ator que realizou este feito foi Dennis Franz, por Nova Iorque Contra o Crime. Esta é a primeira indicação e vitória de Damian.

As quatro certezas da noite eram as vitórias de Claire Danes, Maggie SmithJessica Lange e Julianne Moore, todas se concretizaram. Claire Danes, indicada três vezes (a primeira pela série Minha Vida de Cão/My So-Called Life), leva seu segundo prêmio, desta vez por Homeland. Claire já levou o Emmy pelo telefilme Temple Grandin. Jessica Lange ganhou como coadjuvante em Minissérie, por American Horror Story; Julianne Moore ganhou pelo telefilme Game Change, no qual interpretou Sarah Palin; e a veterana Maggie Smith ganhou como coadjuvante em Downton Abbey. A atriz não compareceu ao evento. Esta foi a sua sexta indicação ao prêmio e sua terceira vitória, sendo a segunda por Downton Abbey.

Já Aaron Paul desbancou os favoritos Giancarlo Esposito e Jared Harris, levando o prêmio de melhor ator coadjuvante por Breaking Bad. Em seu discurso, Aaron agradeceu aos produtores por não terem matado seu personagem. Este é o segundo Emmy do ator por esse trabalho.

Tom Berenger desbancou Ed Harris, o favorito da noite pelo telefilme Game Change, e Kevin Costner desbancou Benedict Cumberbatch que concorria por Sherlock. Berenger e Costner levaram o Emmy de melhor ator coadjuvante e principal por Hatfields & McCoys, minissérie que bateu o recorde de audiência da TV a cabo, para um programa de ficção. Mas a produção perdeu para o favorito da noite, Virando o Jogo/Game Change.

'Modern Family'

Confiram abaixo a lista dos vencedores nas categorias séries/minisséries e aqui os premiados no evento realizado para a entrega dos prêmios técnicos.

Série Dramática
Homeland

Série Cômica
Modern Family

Minissérie ou Telefilme
Virando o Jogo/Game Change (Telefilme)

Ator de Série Dramática
Damian Lewis, Homeland

Ator de Série Cômica
Jon Cryer, Two And A Half Men

Ator de Minissérie ou Telefilme
Kevin Costner, Hatfields & McCoys

Atriz de Série Dramática
Claire Danes, Homeland

Atriz de Série Cômica
Julia Louis-Dreyfus, Veep

Atriz em Minissérie ou Telefilme
Julianne Moore, Game Change (telefilme)

Ator Coadjuvante em Série Dramática
Aaron Paul, Breaking Bad

Ator Coadjuvante em Série Cômica
Eric Stonestreet, Modern Family

Ator Coadjuvante em Minissérie ou Telefilme
Tom Berenger, Hatfields & McCoys

Atriz Coadjuvante em Série Dramática
Maggie Smith, Downton Abbey

Atriz Coadjuvante em Série Cômica
Julie Bowen, Modern Family

Atriz Coadjuvante em Minissérie ou Telefilme
Jessica Lange, American Horror Story

Roteiro – Série Dramática
Alex Gansa, Gideon Raff e Howard Gordon, Homeland – Pilot

Roteiro – Série Cômica
Louis C.K., Louie – Pregnant

Roteiro – Minissérie, Telefilme ou Especial
Danny Strong, Game Change

Direção – Série Dramática
Tim Van Patten, Boardwalk Empire – To The Lost

Direção – Série Cômica
Steven Levitan, Modern Family – Baby On Board

Direção – Minissérie, Telefilme ou Especial
Jay Roach, Game Change

Cliquem nas imagens para ampliar.  Fotos: Getty

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

11 Comentários

  1. Fernanda

    -

    25/09/2012 às 17:24

    Achei injustíssimo The Big Bang Theory não ter ganhado nada esse ano! Pra mim, a melhor série e os melhores atores sempre!!!!

  2. Maria Luiza

    -

    24/09/2012 às 20:40

    Só acho que o Benedict Cumberbatch e o Martin Freeman deveriam ter ganhado, assim como a série Sherlock também deveria ter ganhado.

  3. Erasmo Jr.

    -

    24/09/2012 às 12:41

    E mais uma vez mr. Al Bundy não vence o Emmy. Uma pena. Mas acredito que os prêmios foram bem distribuídos. Homeland está em um nível sensacional e Modern Family continua muito bem.

  4. Franciole

    -

    24/09/2012 às 12:24

    Ola, Fernanda, aproveitando a premiação das melhores series, gostaria de te peguntar quais series vc vê atualmente, por prazer e não por obrigação com o seu trabalho. Estou perguntando pois acho sua opinião muito relevante, sempre que quero conhencer uma serie nova antes procuro aqui no blog se vc ja falou algo a respeito. Abraço

  5. A.B.

    -

    24/09/2012 às 11:41

    Mais um ano de Modern Emmy.

  6. Rafael

    -

    24/09/2012 às 11:21

    A grande decepção da noite, pra mim, foi Girls não ter levado nenhuma. Modern Family é subestimada demais.

  7. welington laufer

    -

    24/09/2012 às 11:04

    Cadê Breaking Bad levando todos os prêmios?

  8. Roberto Mafra

    -

    24/09/2012 às 10:21

    Achei a vitória de Homeland meio exagerada(lógico que a Claire Danes estava imbatível).A Sofia Vergara bem que merecia vencer, ela rouba a cena sempre.

  9. Marcos

    -

    24/09/2012 às 9:50

    Surreal uma série medíocre como Homeland ter desbancado Mad Men.
    O mesmo para Damian Lewis, caricato ao extremo.
    Modern Family… Seriously?

  10. Tadeu Correia

    -

    24/09/2012 às 6:24

    Bom dia, Fernanda!
    Na verdade o Jon Cryer levou o Emmy de ator coadjuvante em 2009.
    Ele é um ótimo ator, merecido demais esse prêmio ontem.

    Resposta – Obrigada Tadeu! Abs.

  11. Luisa

    -

    24/09/2012 às 3:27

    Só uma correção, Jon Cryer já ganhou um Emmy como ator coadjuvante por Two and a Half Men em 2009. Então, este é seu segundo Emmy pela série e sua sétima indicação. Ele havia sido indicado antes seis vezes na categoria coadjuvante e não sete como está escrito no texto.

    Resposta – Obrigada Luísa! Abs.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados