Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Ex-homem forte de Janot, o da meia virgindade, junto com Joesley!

Marcello Miller, braço-direito do procurador-geral, deixou a PGR em março e passou a atuar em favor dos irmãos Batista. E Janot acha normal!

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 21 Maio 2017, 09h55 - Publicado em 21 Maio 2017, 08h50

No dia 7 de março, há dois meses e meio, publiquei neste blog um post intitulado “Procurador da Lava Jato deixa de ser mocinho e decide ser bandido”. A quem me referia? A Marcelo Miller.

O rapaz era um dos “Golden Boys” de Rodrigo Janot na Operação Lava Jato, mas decidiu deixar o Ministério Público Federal para, como advogado, atuar na área de compliance…

Escrevi então:
Imaginem quanto vale (…) um procurador que teve acesso ao que de mais, como posso dizer?, “fanático” já se produziu no Ministério Público. E não atuou em coisa pequena, não! Por ele passou parte dos procedimentos que resultaram na delação da Odebrecht e as denúncias do ex-senador Delcídio do Amaral.

Ex-homem forte de Janot, o da meia virgindade, junto com Joesley!
()

E que fique claro: naquele texto, eu deixava claro que eu não divido o mundo entre bandidos e mocinhos, mas a Lava Jato sim!

Continua após a publicidade

Pois bem. Neste sábado, Vera Magalhães revelou, no Estadão, que Miller, agora trabalhando no escritório Trench, Rossi e Watanabe, participou da elaboração do acordo de leniência da J&F, a holding dos irmãos Batista. É uma nojeira.

Cinismo de Janot
Rodrigo Janot, procurador-geral do Cinismo da República, emitiu uma nota patética ontem. Afirmou que Miller não participou do acordo de delação premiada de Joesley, Wesley e seus executivos. É mesmo?

Nem poderia! Que se saiba, formalmente ao menos, ele saiu antes de tal acordo ser celebrado. Ou será que devemos intuir que o dito-cujo estava em gestação, e a saída obedeceu justamente a uma questão estratégica?

Continua após a publicidade

Cinismo do MP/DF
De fato, colaboração premiada e acordo de leniência são coisas distintas. Mas casadas, é evidente. E Miller, até março assessor de Janot para TODOS OS CASOS, passou a atuar como um dos representantes da J&F na negociação da leniência, que é levada a efeito pela primeira instância — no caso, o Ministério Público do Distrito Federal.

A desculpa do órgão é esfarrapada. Afirma que o ex-procurador participou só do início das negociações para o acordo de leniência da J&F, mas não da conclusão.

Ah, bom! Se é assim…

Continua após a publicidade

Critérios de Janot
Janot, com efeito, é um homem de critérios singulares. Pediu a suspeição de Gilmar Mendes para conceder um habeas corpus a Eike Batista pretextando que a mulher do ministro é advogada do escritório de Sérgio Bermudes, que tem Eike como seus clientes na área cível, não criminal. ATENÇÃO! Guiomar Mendes não é advogada de Eike.

Já o sr. Miller, seu homem de confiança até março, atuou, sim, como advogado da J&F no acordo de leniência, como admite o MPF/DF — “Ah, mas só no começo…” Entendi: foi só um pouquinho. O MP pode alegar ao menos uma meia virgindade.

Eis Janot. Eis o homem que, sob o pretexto de comandar a Lava Jato, que tem aspectos obviamente meritórios, está conduzindo o país à beira do abismo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.