Governo pode subir tributos para compensar diesel mais barato
Ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, ainda não informou quais tributos podem ser elevados
O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, admitiu nesta segunda-feira que pode aumentar outros tributos para compensar a redução no preço do diesel. A revisão do preço, anunciada neste domingo pelo presidente Michel Temer em menos 0,46 reais, é uma das reivindicações dos caminhoneiros que estão em greve pelo oitavo dia consecutivo.
De acordo com Guardia, a Lei de Responsabilidade Fiscal exige que o governo faça uma compensação. O ministro, no entanto, ainda não informou quais tributos podem ser elevados. Isso deve acontecer depois que o Congresso aprovar a reoneração da folha de pagamentos de outros setores, que podem compensar as perdas de arrecadação.
Além do diesel mais barato, Temer anunciou neste domingo outras duas medidas que atendem aos pedidos da categoria. O governo vai isentar a cobrança de eixo suspenso de caminhões vazios nos pedágios de rodovias federais, estaduais e municipais; e publicará, em até cinco dias, uma tabela de preço mínimo de fretes de acordo com a carga transportada, que via valer até janeiro do ano que vem.
As três Medidas Provisórias foram publicadas em uma edição extra do Diário Oficial da União.