Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Vendas do varejo têm pior resultado em 10 anos

Em dezembro de 2013, resultado do comércio brasileiro decepcionou e recuou 0,2%, apesar do Natal

Por Da Redação
13 fev 2014, 09h02

O ano de 2013 foi o pior para o varejo brasileiro em 10 anos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quinta-feira, o varejo vendeu 4,3% a mais ano passado do que em 2012, mas esta é a menor taxa de expansão desde 2003, quando o indicador caiu 3,7%. Nos anos seguintes, o setor apresentou alta e, em 2012, cresceu 8,4%.

Em dezembro, época tradicionalmente boa para o varejo por causa das festas de fim de ano e o Natal, o volume de vendas do comércio brasileiro caiu 0,2% na comparação com novembro. Na relação com dezembro de 2012, porém, houve aumento de 4% nas vendas.

Os números vieram piores do que esperavam analistas. Uma pesquisa da agência Reuters, feita com 21 economistas, apontava expectativa de alta de 0,4% em dezembro ante novembro e de expansão de 5,10% em 2013.

Em termos de receita, o setor registrou aumento de 11,9% em 2013. Em dezembro, o faturamento subiu 0,5% em comparação a novembro e 10,7% ante o último mês de 2012.

Continua após a publicidade

Leia mais:

Vendas de Natal têm pior crescimento desde 2003

Vendas do e-commerce crescem 25% no Natal

Continua após a publicidade

Ainda segundo o instituto, no varejo ampliado – que inclui as atividades de veículos, motos, peças e material de construção – o volume de vendas caiu 1,5% em dezembro frente a novembro, mas cresceu 2,9% em relação ao mesmo mês de 2012. No ano, o setor cresceu 3,6%.

Avaliando as receitas, o varejo brasileiro registrou queda de 1%, em dezembro na relação com novembro, e expansão de 8,7% em comparação a dezembro do ano anterior. Em 2013, a alta foi de 8,9% no faturamento das vendas.

Antecipação – Um levantamento da Serasa Experian de Atividade do Comércio, divulgado logo após o Natal, mostrou que as vendas haviam crescido 2,7% em todo o Brasil entre os dias 18 e 24 deste mês, ante igual período de 2012. Este teria sido o desempenho mais fraco da data desde 2003, quando o levantamento começou a ser feito. No fim de semana anterior ao Natal, entre os dias 20 e 22, as vendas do setor avançaram 2,1% em relação ao período correspondente do ano passado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.