Lucro da Volkswagen cai 58% em 2013
Vendas da montadora subiram 2,2% no ano passado. Para 2014, a expectativa é de aumento de até 3%
O lucro líquido da Volkswagen recuou 58,5% em 2013, para 12,5 bilhões de dólares, ante 30,16 bilhões de dólares no ano anterior. Com o resultado, a montadora fez uma previsão cautelosa para seus negócios em 2014 diante de uma lenta recuperação da demanda global por automóveis e dos riscos cambiais provenientes dos mercados emergentes.
No ano passado, as vendas subiram 2,2%, para 273,76 milhões de dólares, impulsionadas por um forte aumento das vendas de carros esportivos da Porsche na Europa e um forte crescimento na China. As vendas da Volkswagen na China ultrapassaram a barreira de três milhões de veículos pela primeira vez no ano passado.
Leia também:
Produção de veículos cresce 18,7% em fevereiro, diz Anfavea
Levantamento aponta venda de 245,9 mil carros em fevereiro
Venda de veículos perde fôlego e pode afetar crescimento da economia
De acordo com a companhia, o impulso nos mercados globais continua fraco neste ano e há grandes riscos para a economia no período, especialmente em função de dificuldades que podem afetar as economias emergentes. “O ano de 2013 foi especialmente desafiador para os fabricantes de automóveis da Europa”, disse Martin Winterkorn, presidente-executivo da montadora alemã. “Diante das incertezas, nossa previsão para 2014 é relativamente cautelosa”, completou.
Até 2018, a Volkswagen espera vender mais de 10 milhões de veículos por ano. A empresa está investindo cerca de 100 bilhões de euros nos próximos cinco anos em novas fábricas, produtos e tecnologias para impulsionar seu crescimento. Com as incertezas sobre a recuperação econômica global e os riscos cambiais, a Volkswagen prevê um aumento moderado nas entregas em 2014 e um aumento de até 3% nas vendas neste ano. A companhia espera que as margens de lucro operacional avancem entre 5,5% e 6,5%, ligeiramente acima da alta de 5,9% vista em 2013.
(com Estadão Conteído)