A cada quatro anos, o Brasil costuma parar para assistir à seleção brasileira disputar a Copa do Mundo de futebol. Empresas liberam seus funcionários mais cedo, bancos, escolas e agências dos Correios fecham, bares reforçam o time de funcionários, amigos e familiares se juntam. Aqueles que não viajaram para a Rússia devem se reunir em frente a um aparelho de TV para torcer para o Brasil. Não por acaso, as fabricantes de televisor esperam por um aumento nas vendas de aparelhos e aproveitam o momento para inserir novas tecnologias no mercado.
O ano de 2018 promete ser marcado pela telonas maiores com resolução em 4K, de acordo com fabricantes e consultorias ouvidas por VEJA. Em janeiro deste ano, segundo a empresa de pesquisas Gfk, a comercialização de TV teve um aumento de 22% em relação ao mesmo período de 2017. Quando analisados somente os aparelhos com resolução 4K, esse crescimento chega a 126%. De acordo com a Samsung, as vendas de TVs de 32 e 40 polegadas ainda representam o maior volume de receita, mas o maior crescimento se dá nas categorias acima de 65 polegadas.
Veja também:
- Evolução das TVs: do tubo ao 5K
- A distância ideal para assistir a uma TV 4K
- Acessórios que melhoram a experiência de assistir aos jogos pela TV
O destaque vai para os aplicativos e programas que vêm integrados aos televisores e que nos permitem acessar redes sociais e conteúdos por streaming – justamente a parte smart das chamadas smarTVs. Canais de esporte já se preparam para exibir os jogos diretamente pelos aplicativos instalados nos televisores, em 4K e por streaming. Algumas questões mais técnicas também são importantes e normalmente vêm acompanhadas de uma saraivada de siglas.
‘Devo comprar uma TV de LED, OLED ou QLED? Qual o tipo de HDR que meu televisor precisa ter?’ Para ajudar a esclarecer essas dúvidas, VEJA consultou especialistas em consumo de tecnologia que reuniram os principais fatores que devem ser levados em conta na hora de decidir a compra. Também mostramos que a preocupação sobre uma boa imagem não depende só da TV, mas também da infraestrutura que a conecta. Exemplo: para assistir a um jogo de futebol por streaming ou aplicativo é necessário contar com uma internet com velocidade real de pelo menos 30 megas.
Veja abaixo quais são os principais atributos a serem pesquisados na hora de comprar uma TV: