Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Xô, Zica: novo carro da Tata Motors vai se chamar Tiago

Após surto do zika vírus, empresa realiza enquete para mudar o nome do carro que, coincidentemente, teria o mesmo nome da doença

Por iniciativa da Tata Motors, Tiago passará a ser também nome de carro. A montadora indiana decidiu mudar o nome de seu novo modelo por causa de uma infeliz coincidência: o novo modelo da companhia seria batizado, originalmente, de Zica, em escolha feita antes do surto de zika vírus.

Em sua página no Facebook, a empresa recebeu mais de 30.000 sugestões de nome. Os três finalistas foram Adore, Civet e Tiago, que acabou sendo o escolhido.

Em fevereiro, a montadora emitiu comunicado explicando a situação. “Em solidariedade com o sofrimento provocado pela recente epidemia do vírus zika, a Tata Motors, enquanto empresa socialmente responsável, decidiu mudar a marca do carro.” O zika vírus tem sido associado ao surto de microcefalia que atinge vários países, entre eles o Brasil.

Tiago é um carro pequeno que foi divulgado a primeira vez, ainda com o nome de Zica, com uma campanha de publicidade que tinha como protagonista o craque argentino Lionel Messi. No entanto, o lançamento do modelo coincidiu com a crescente preocupação mundial com o vírus zika, que afeta principalmente a América Latina.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou estado emergência por causa do surto. Os médicos suspeitam que o vírus pode provocar microcefalia nos fetos – a correlação entre o vírus e a microcefalia não foi 100% confirmada.

Leia também:

Tata Motors desiste do Zica, e carro muda de nome

Depois do vírus, Zica é agora nome de carro

(Da redação)