Voluntários da COP30, o que faz uma pessoa trabalhar seis horas por dia sem ganhar nada
Contato com gente do mundo todo e obtenção de certificado da ONU com valor no mercado de trabalho ajudam a explicar
É praticamente impossível andar pelos corredores da COP30 e não se deparar com jovens uniformizados que se destacam na multidão pelo sorriso no rosto. Os 1 300 voluntários da conferência do clima da ONU estão por todas as partes, sempre prontos a auxiliar os participantes.
A principal atividade é passar informação, mas também há trabalhos relacionados à recepção dos vistiantes e tarefas administrativas, como auxiliar as reuniões, coletivas de imprensa, entre outros.
A experiência inédita de ver de perto uma conferência da ONU atraiu muitos homens e mulheres. A maioria, estudantes. “Soube pelas redes sociais da universidade onde estudo e resolvi tentar”, conta Luana Coutinho, 23 anos, aluna do curso de enfermagem.
O contato com gente de todo mundo também a apontado como outro atrativo. “Estou fazendo conexões com pessoas de diversos países e conheci culturas que sequer imaginava que existia”, conta
Mesmo sendo gratificante, o trabalho é puxado, principalmente para quem não irá receber um centavo pela dedicação. São seis horas praticamente de pé. “Tô chegando exausta em casa”, desabafa Tainá Reis, 27 anos, formada em letras.
Para compensar o esforço, ela tem participado de atividades no contra turno. Já viu palestras sobre paineis solares e e energia renovável, no estande do Japão e da China. Outra vantagem é o almejado certifiado de voluntario da ONU, que conta pontos na carreira profissional. “É um diferencial no Currículo”, diz Tainá. “Pretendo tentar uma especializaçãono exterior e isso pode me dar uma vantagem competitiva”.
Para conseguir a vaga, todos tiveram de passar por seleção que incluiu uma entrevista em inglês, um requisito obrigatório. Após o processo de admissão também tiveram de passar por capacitação de 120 horas que inclui noções de comportamento, turismo, clima e comunicação. Para essa turma o legado da COP30 tem um componente para lá de pessoal e vai muito além das melhorias na cidade.
Reação do governo Trump à prisão de Bolsonaro acende alerta no mercado
O que diz a primeira pesquisa presidencial após a prisão de Bolsonaro
Por que o Exército não quer Bolsonaro preso no quartel
O que Bolsonaro disse a Michelle na superintendência da PF
MPF denuncia caminhoneiros que bloquearam principal rodovia do país para pedir golpe







