Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Veto a crianças faz consultoria de mulheres desistir de feira do Sebrae

A entidade afirma que a recomendação para que participantes não levem menores de 14 anos segue critérios técnicos relativos a esse perfil de evento

Por Larissa Coldibelli
Atualizado em 4 jun 2024, 17h58 - Publicado em 2 abr 2018, 12h15

O contrato de expositor já estava assinado, mas a Feminaria, empresa de consultoria para mulheres empreendedoras, decidiu cancelar sua participação na Feira do Empreendedor do Sebrae-SP depois de saber que o evento não recomenda a entrada de menores de 14 anos nem acompanhados dos pais ou responsáveis. O evento acontece de 7 a 10 de abril, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

“Meu público é de mulheres e, dentro desse universo, a maioria é de mães. Não faria sentido pagar para expor em um lugar onde nosso público seria barrado”, diz a sócia Ana Bavon. A consultoria pagaria 5.100 reais apenas para ter um estande na feira.

A empresária, que havia divulgado sua participação no evento nas redes sociais, publicou um desabafo em sua página na internet intitulado “Mães empreendedoras não são bem-vindas na Feira do Empreendedor”. No post ela explica o porquê da desistência, lista as justificativas dadas a ela pelo Sebrae e questiona: “Se a maior instituição de fomento ao empreendedorismo não pode oferecer um lugar seguro para nós mulheres, quem pode?”.

Desde então, o assunto tem sido alvo de intenso debate nas redes sociais, com mensagens de apoio e críticas para os dois lados. Procurado pela reportagem, o Sebrae-SP informou em nota que “mães empreendedoras são muito bem-vindas na Feira do Empreendedor do Sebrae-SP.” “E não só na feira, mas durante todo o ano e em todas as nossas frentes de atuação.”

Em relação à feira, o Sebrae-SP diz que o evento “chega a receber, em dias de pico, até 40.000 pessoas”. “A recomendação de não levar menores de 14 anos, mesmo acompanhados de qualquer responsável, segue critérios técnicos relativos a esse perfil de evento.”

Continua após a publicidade
Feira do Empreendedor
Ana Bavon, fundadora e diretora executiva da Feminaria (Feira do Empreendedor/Divulgação)

A justificativa não foi suficiente para Ana, que não pretende ir à feira nem como visitante. Ela nega, porém, estar criando polêmica em cima de uma informação que já era conhecida – sempre houve restrição à entrada de crianças no evento. “Não teve nada de positivo para a gente. Acho que o assunto viralizou porque ninguém tinha tomado uma atitude dessas até então. Espero que sirva para jogar luz sobre o fomento ao empreendedorismo feminino no Brasil”, diz.

A restrição a crianças pode ser um dificultador para a presença de empreendedoras com filhos na feira. No Brasil, as mulheres são responsáveis por 51,5% dos novos negócios no país, segundo pesquisa de 2016 que traz os dados mais recentes sobre o assunto. De acordo com o estudo, apenas Brasil e México têm taxas mais balanceadas de empreendedorismo entre homens e mulheres – em outros países, a supremacia é masculina. Entre as áreas preferidas pelas mulheres, estão os serviços domésticos (17% do total de mulheres empreendedoras); seguido do ramo de beleza e estética, com 14,3%; e o setor varejista de vestuário, com 12% das mulheres.
Continua após a publicidade

A Feira do Empreendedor reunirá 425 expositores em 40.000 metros quadrados, com uma programação intensa de palestras e consultorias para pequenos empresários. Em 2017, foram 141.000 visitantes nos quatro dias de evento, dos quais 49% eram mulheres. A entrada é grátis e a programação está disponível no site https://feiradoempreendedor.sebraesp.com.br/programacao.

Veja abaixo a resposta do Sebrae-SP:

“Mães empreendedoras são muito bem-vindas na Feira do Empreendedor do Sebrae-SP. Sempre. E não só na Feira, mas durante todo o ano e em todas as nossas frentes de atuação. Hoje são 238 locais de atendimento presenciais em todo o Estado de São Paulo, com as portas abertas para receber e orientar todas as mães que já empreendem ou têm o sonho de empreender.

Continua após a publicidade

Apenas em 2017, o Sebrae-SP realizou 1,2 milhão de atendimentos para mulheres, o que equivale a 50% do total. É importante notar que mais de 90% dos atendimentos são gratuitos, e os que não são têm seus custos subsidiados, dentro da missão do Sebrae-SP de fomentar o empreendedorismo para todos.

Especificamente para mulheres e mães, o Sebrae-SP tem iniciativas como encontros mensais de Mulheres Empreendedoras em parceria com a Rede Mulher Empreendedora e nos Escritórios Regionais do Sebrae-SP; Prêmio Mulher de Negócios; Programa Speed Mentoring Woman Tech, voltado para empreendedoras com projetos digitais e de tecnologia.

Além disso, o Sebrae-SP acaba de lançar, em parceria com o Ministério Público, uma cartilha sobre como o empreendedorismo feminino pode ajudar vítimas de violência doméstica a romper o vínculo de dependência econômica que, muitas vezes, as impede de denunciar o agressor.

Continua após a publicidade

Para as crianças e jovens, o Sebrae-SP leva o empreendedorismo para a sala de aula com o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), direcionado para alunos do ensino fundamental. Na cidade de São Paulo, a Escola de Negócios Alencar Burti oferece ensino gratuito nos níveis técnico e tecnológico, por meio da Etec Sebrae e Fatec Sebrae.

A Feira do Empreendedor é uma das iniciativas do Sebrae-SP dentro desse universo. É um evento de negócios focado na capacitação, orientação e treinamento de empreendedores e potenciais empresários, que chega a receber, em dias de pico, até 40 mil pessoas. A recomendação de não levar menores de 14 anos, mesmo acompanhados de qualquer responsável, segue critérios técnicos relativos a esse perfil de evento.

A Feira do Empreendedor de 2017 recebeu 141 mil pessoas em seus quatro dias, sendo 49% mulheres. A nota de satisfação do público foi de 8,5 e a recomendação do evento ganhou nota 9,2.

É importante ressaltar também que a Feira não se esgota nos seus quatro dias. As principais palestras terão transmissão em tempo real e todo o conteúdo exclusivo dos espaços do Sebrae-SP estarão disponíveis nas nossas unidades de atendimento.”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.