Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Varejista é acusada de racismo após anúncio com menino negro

Rede colocou um garoto negro para anunciar a venda de moletom com a frase: 'o macaco mais legal da floresta'

Por Fabiana Futema Atualizado em 8 jan 2018, 20h15 - Publicado em 8 jan 2018, 19h42

A rede varejista de moda H&M teve de pedir desculpas e retirar do ar o anúncio de venda de um moletom verde vestido por um menino negro. As medidas foram adotadas depois de a peça publicitária ser acusada de racismo nas redes sociais.

O que causou espanto e indignação foi a frase escrita na frente do moletom: ‘coolest monkey in the jungle’ (o macaco mais legal da floresta).

A blogueira de moda britânica Stephanie Yeboa foi uma das primeiras a criticar o anúncio. Muitas outras pessoas criticaram a H&M pelo anúncio considerado racista.

Depois da repercussão negativa, a rede foi obrigada a retirar o material do ar e se desculpar. “A imagem foi removida e o produto não será mais vendido em suas lojas”, informou a H&M em comunicado.

Continua após a publicidade

Os episódios de racismo no mundo publicitário não são raras, infelizmente. Recentemente, a marca de papel higiênico Santher, dona da marca Personal, teve de se desculpar por um anúncio que se apropriava de um lema do movimento negro – ‘black is beautiful’.

A Dove também foi obrigada a se desculpar pela campanha que mostrava uma mulher negra se transformando em outra bronca. A modelo negra chegou a defender a campanha, mas disse entender a decisão da Dove de retirar o material do ar.

A Kellogg’s foi obrigada a mudar a embalagem de um cereal depois das críticas do escritor de ficção Saladin Ahmed repercutirem nas redes sociais. Ele questionou o fato de a ilustração da caixa mostrar vários personagens em formato de milho com cores claras se divertindo enquanto o único em cor escura era o faxineiro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.