Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Único caminho para o Brasil é para cima’, diz ‘Economist’

Revista faz um paralelo entre o título olímpico de Thiago Braz no salto com vara e os crescentes sinais de retomada da economia

Em sua edição desta semana, a revista britânica The Economist destacou sinais de retomada da economia brasileira e afirmou que “o único caminho do Brasil é para cima”. O texto foi ao ar no site da revista nesta sexta-feira.

A publicação fez um paralelo entre o título olímpico de Thiago Braz no salto com vara na Rio 2016 e dados que mostram que os primeiros sinais de melhora da economia já começam a aparecer. “A combalida economia do Brasil não está nem perto de fazer algo que lembre o salto de Braz, mas pode estar começando a se reerguer”, afirma o texto.

Leia mais:
Os passos que ainda faltam para o Brasil sair da crise

Segundo a revista, a indústria voltou a investir. A reportagem cita o crescimento, em dólares, de 18% das importações de bens de capital em junho, e que a produção industrial cresceu em junho pelo quarto mês consecutivo, depois de dois anos de declínio quase ininterrupto. A Economist cita ainda o início da queda dos estoques das empresas, outra evidência de que a retomada pode ter começado, a queda do risco-país e a alta que a Bovespa engrenou desde a posse do governo do presidente interino Michel Temer.

Muito do bom humor dos agentes econômicos, segundo a revista, tem relação com a proximidade do julgamento definitivo do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. Temer tem uma abordagem mais favorável aos negócios, de acordo com a publicação, do que Dilma. “Temer animou os espíritos só pelo fato de não ser Dilma”, diz o texto.

Embora tenha ressaltado os pontos positivos da economia nos últimos meses, a Economist ressalva que a crise ainda não acabou. “Nada disso significa que a economia ainda está em boa forma. A renda das famílias ainda está caindo e a previsão é que a taxa de desemprego suba mais um ponto porcentual, para cerca de 12%, antes de começar a recuar no próximo ano”,

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Marcelo Monteiro

    Quando Dilma e o PT realmente forem coisas do passado, a economia vai voltar a crescer e o Brasil irá melhorar muito. O futuro, sem os bandidos bolivarianos da ORCRIM, será muito promissor.

    Curtir