PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Uma em cada 4 funcionárias do Banco Mundial já sofreu assédio

Entre homens, 4% afirmam ter passado por alguma violência de natureza sexual

Por Estadão Conteúdo 13 jul 2018, 19h21

Pesquisa realizada pela Associação de Funcionários do Banco Mundial aponta que 25% das funcionárias já sofreram assédio na instituição. Entre os homens, o porcentual dos que afirmam ter passado por alguma violência de natureza sexual foi de apenas 4%.

O levantamento foi obtido a partir das respostas de 5.056 pessoas dentre os cerca de 24 mil funcionários (permanentes e temporários) da instituição e entidades associadas.

A pesquisa define o assédio como casos de “avanço indesejado, pedidos de favores sexuais” ou qualquer outra ação de natureza sexual que interfira com o trabalho ou crie um ambiente intimidador.

Apenas 12% das pessoas disseram ter denunciado os episódios de assédio (14% entre as mulheres) e a maioria se declarou insatisfeita com as consequências tomadas pelo banco após as denúncias.

Daqueles que não reclamaram publicamente, 32% temiam sofrer consequências se o fizessem, 27% acreditam que nada iria mudar e 23% não confiam no sistema. Dos que reclamaram publicamente, 18% disseram ter sofrido represálias.

Dentro da pesquisa, 57% dos participantes eram mulheres, 40%, homens e 3% não se identificaram. Dois terços dos funcionários do Banco Mundial trabalham na sede em Washington, onde houve mais queixas de abuso do que em escritórios em outros países.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.