ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Trump adia banimento do TikTok nos Estados Unidos

Presidente prorrogou por mais 90 dias o prazo para que a ByteDance encontre um comprador não chinês para a operação americana

Por Luana Zanobia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 20 jun 2025, 13h41

O futuro do TikTok nos Estados Unidos voltou a ser empurrado para o limbo regulatório. O presidente Donald Trump anunciou, na noite de quinta-feira, 19, uma nova prorrogação de 90 dias no prazo para que a ByteDance, empresa chinesa que controla o aplicativo, encontre um comprador não chinês para a operação americana. Com isso, o TikTok ganha sobrevida até 17 de setembro, evitando, por ora, ser banido do país.

A decisão, publicada pelo próprio Trump em sua rede Truth Social, marca a terceira postergação desde que o Congresso aprovou, em 2024, uma lei que obriga a venda da operação americana do TikTok sob o argumento de segurança nacional. A legislação exige que a ByteDance reduza sua participação para no máximo 20%, com o controle majoritário passando a investidores ocidentais. Até agora, no entanto, o governo dos EUA não apresentou evidências concretas que sustentem as alegações de que o aplicativo permitiria acesso do governo chinês a dados sensíveis de usuários americanos ou manipulação de conteúdo.

Em abril deste ano, parecia haver um esboço de solução: a proposta discutida previa uma reestruturação em que a Oracle, já responsável pelo armazenamento dos dados do TikTok nos EUA, assumiria o comando da operação em parceria com a gestora Blackstone ou com o bilionário Michael Dell. A fatia chinesa cairia de 40% para 20%, conforme exigido pela nova legislação. Mas a escalada das tensões comerciais entre EUA e China travou o avanço do acordo.

Trump tenta capitalizar o enorme alcance do TikTok entre os eleitores mais jovens, evitando um banimento total do aplicativo, medida impopular entre milhões de usuários. A ByteDance afirma estar comprometida em encontrar uma solução viável que mantenha o aplicativo nos EUA. O TikTok soma mais de 170 milhões de usuários no país e tem papel central no mercado global de publicidade digital e no ecossistema de criadores de conteúdo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 41% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.