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Trump adia banimento do TikTok nos Estados Unidos

Presidente prorrogou por mais 90 dias o prazo para que a ByteDance encontre um comprador não chinês para a operação americana

Por Luana Zanobia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 20 jun 2025, 13h41

O futuro do TikTok nos Estados Unidos voltou a ser empurrado para o limbo regulatório. O presidente Donald Trump anunciou, na noite de quinta-feira, 19, uma nova prorrogação de 90 dias no prazo para que a ByteDance, empresa chinesa que controla o aplicativo, encontre um comprador não chinês para a operação americana. Com isso, o TikTok ganha sobrevida até 17 de setembro, evitando, por ora, ser banido do país.

A decisão, publicada pelo próprio Trump em sua rede Truth Social, marca a terceira postergação desde que o Congresso aprovou, em 2024, uma lei que obriga a venda da operação americana do TikTok sob o argumento de segurança nacional. A legislação exige que a ByteDance reduza sua participação para no máximo 20%, com o controle majoritário passando a investidores ocidentais. Até agora, no entanto, o governo dos EUA não apresentou evidências concretas que sustentem as alegações de que o aplicativo permitiria acesso do governo chinês a dados sensíveis de usuários americanos ou manipulação de conteúdo.

Em abril deste ano, parecia haver um esboço de solução: a proposta discutida previa uma reestruturação em que a Oracle, já responsável pelo armazenamento dos dados do TikTok nos EUA, assumiria o comando da operação em parceria com a gestora Blackstone ou com o bilionário Michael Dell. A fatia chinesa cairia de 40% para 20%, conforme exigido pela nova legislação. Mas a escalada das tensões comerciais entre EUA e China travou o avanço do acordo.

Trump tenta capitalizar o enorme alcance do TikTok entre os eleitores mais jovens, evitando um banimento total do aplicativo, medida impopular entre milhões de usuários. A ByteDance afirma estar comprometida em encontrar uma solução viável que mantenha o aplicativo nos EUA. O TikTok soma mais de 170 milhões de usuários no país e tem papel central no mercado global de publicidade digital e no ecossistema de criadores de conteúdo.

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