Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

‘Transição energética não deve seguir modismos’, diz presidente da Anfavea

Para Márcio Lima Leite, transição energética não pode atropelar o maior ciclo de investimentos da história das montadoras no Brasil

Por Márcio Juliboni Atualizado em 21 out 2024, 18h37 - Publicado em 21 out 2024, 16h20

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio Lima Leite, defendeu uma transição energética “sem modismos e com muita responsabilidade ambiental e social” para a indústria automotiva brasileira. Leite lembra que as montadoras estão no meio do maior ciclo de investimentos da história no país, totalizando 130 bilhões de reais. “Boa parte desses investimentos vai para a transição energética”, diz.

“A gente precisa perseguir a descarbonização, mas aliando-a a uma transição que assegure a sustentabilidade do negócio, dos fornecedores e dos empregos”, acrescenta. “É preciso muita serenidade para que haja um senso de urgência, mas também de balanceamento adequado entre produção, investimentos e descarbonização.”

A chegada massiva de carros elétricos ao mercado brasileiro, sobretudo importados da China, é um dos temas mais sensíveis no setor. Neste ano, as montadoras já instaladas no país pediram que o governo elevasse a alíquota de importação dos carros elétricos chineses.

Leite observa que não se trata de ser contra os veículos eletrificados, mas de cultivar várias rotas de tecnologia, como os motores flex, que funcionam com o etanol, uma tecnologia em desenvolvimento no Brasil há mais de cinquenta anos. “Não temos preferência por uma rota tecnológica ou outra, mas o etanol é, sem dúvida, um grande aliado na descarbonização e, portanto, da indústria brasileira.”

Leite participa, nesta segunda-feira, do VEJA Fórum – Oportunidades do Brasil na Transição para a Energia Verde, realizado na Casa Fasano em São Paulo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.