Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

TI e telecom é destaque em fusões no 1º semestre

Por Aline Bronzati

São Paulo – O presidente do subcomitê de Fusões e Aquisições da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), Bruno Amaral, disse hoje que o segmento de tecnologia da informação (TI) e telecomunicações foi a grande surpresa do primeiro semestre elaborado pela entidade. Para ele, depois de um período muito forte de transações neste setor seria natural que outros segmentos ganhassem mais destaque. “Alguns negócios, consequências das transações que aconteceram no ano passado, deram ênfase para o setor, que respondeu por 45% do volume do primeiro semestre, com duas das maiores transações feitas”, disse Amaral.

Para o próximo semestre, TI e telecom já conta com um grande negócio fechado. Trata-se da aquisição da AES Atimus pela TIM por R$ 1,6 bilhão. “É natural que no final do ano este segmento seja destaque, mas não necessariamente com negócios de valores elevados”, raciocinou Amaral.

De acordo com ele, o setor de recursos naturais, como óleo e gás, mineração e siderurgia, entre outros, foi destaque no primeiro semestre com três das dez maiores operações. Financeiro e energia também responderam por uma boa fatia dos grandes negócios, com três e duas transações, respectivamente.

Segmentos como alimentos e bebidas – que já contam com negócios como o entre Schincariol e Kirin e Sagatiba e Campari – e varejo também devem ter destaque nos próximos meses, segundo o presidente do subcomitê de Fusões e Aquisições da Anbima. “Setores que têm grande influencia de poder no mercado interno devem aumentar sua participação no ranking de fusões e aquisições”.