Tesla começa 2023 com multa milionária por propaganda enganosa
Órgão antitruste da Coreia do Sul aplicou penalidade à montadora por exagerar na velocidade de carregamento e autonomia dos carros

A Tesla, do bilionário Elon Musk, não teve um 2022 fácil, e o ano novo não começou da forma mais auspiciosa. O órgão antitruste da Coreia do Sul anunciou nesta terça-feira, 3, que irá multar a empresa em 2,8 bilhões de wons (2,2 milhões de dólares) por propaganda enganosa.
De acordo com a agência de notícias Bloomberg, as autoridades coreanas aplicaram a multa por supostas violações da lei de publicidade porque a empresa de Musk promoveu falsamente e exagerou a autonomia e a velocidade de carregamento de seus carros elétricos, bem como a economia estimada nos custos de combustível A empresa liderada por Elon Musk mudou o anúncio em seu site em língua coreana, em fevereiro, quando o órgão de vigilância iniciou uma investigação.
Até o fim de setembro, a Tesla havia vendido 45.812 veículos elétricos na Coreia do Sul desde a abertura de um escritório local em 2015, de acordo com o ministério dos transportes. Isso a tornou a terceira maior marca de carros ecológicos, com uma participação de mercado local de 13%, atrás apenas da Hyundai Motor e da Kia.
Quedas
A montadora viveu em 2022 seu inferno astral. Para além dos desafios enfrentados pelas big techs, que viram o preço de suas ações derreterem, por conta dos juros altos, inflação e desaceleração da demanda nos EUA, a companhia também se desvalorizou após o negócio atribulado de Musk com o Twitter, que entre idas e vindas, levou de abril a outubro do ano passado para ser concretizado. Desde o fim de 2021 até a penúltima semana de dezembro, a empresa perdeu 672,1 bilhões de dólares em valor de mercado, uma queda de 63,36%, e Elon Musk se tornou a primeira pessoa a sofrer uma queda de mais de 200 bilhões de dólares em sua fortuna. Para efeito de comparação, a Amazon perdeu 48,57% enquanto a Apple caiu 27,71%.