Temer diz que saque de contas inativas do FGTS não terá limite
Presidente negou informação publicada por jornal nesta quinta-feira que governo estuda restrições para contas que acumulam volume expressivo de recursos
O presidente Michel Temer disse nesta quinta-feira que os saques de contas inativas do FGTS, anunciados pelo governo no final do ano passado, serão de qualquer valor, em resposta a reportagem publicada na imprensa nesta quinta-feira. “Não houve nenhuma modificação, quem tiver dinheiro nas contas inativadas vai sacá-las por inteiro”, afirmou Temer.
Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, o governo estaria estudando criar um mecanismo para restringir os saques de contas inativas com valores mais altos. O texto diz que haveria a preocupação que os recursos de 2% das contas, que tem volume expressivo, seria apenas transferido para outras aplicações, em vez de ser transformado em consumo e, consequentemente, injetado na economia.
Temer falou, em discurso durante o lançamento do pré-custeio da safra 2017/18, da importância de ter apoio da sociedade para governar. Ao ressaltar que falava da “sociedade produtiva”, aproveitou para criticar a oposição. “Se você não tiver o apoio da sociedade, você dificilmente consegue governar, da sociedade produtiva”, disse em discurso. “Não digo daqueles que na verdade tentam apenas fazer oposição e alardeiam”, afirmou. “A sociedade que aqui está é uma sociedade produtiva do nosso país”, acrescentou Temer para um público de representantes do agronegócio.
O governo está liberando 12 bilhões de reais para o pré-custeio da safra. O valor, informado à agência de notícias Reuters por Temer na segunda-feira, é 2 bilhões de reais superior ao oferecido para o pré-custeio da safra 2016/17.
(Com Reuters)