Oferta Relâmpago Democracia: apenas R$ 5,99/mês
Continua após publicidade

TCU promete tirar o sono de Bolsonaro por obras do MEC

O tribunal trabalha em um levantamento das obras paralisadas, incluindo os órgãos vinculados à pasta

Por Victor Irajá Atualizado em 27 abr 2022, 16h57 - Publicado em 27 abr 2022, 12h19

Em mais um escrutínio das finanças do governo federal, o Tribunal de Contas da União (TCU) promete tirar o sono do presidente Jair Bolsonaro e de seu novo ministro da Educação, Victor Godoy. O tribunal trabalha em um levantamento das obras paralisadas no âmbito do Ministério da Educação, incluindo os órgãos vinculados à pasta, como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O ministro Vital do Rêgo, relator do processo, justificou a iniciativa afirmando que a pasta possui 3,5 mil obras inacabadas, mas mesmo assim autorizou a construção de outras 2 mil escolas, creches e quadras sem previsão orçamentária.

A decisão foi tomada na última sessão do TCU, em acórdão sobre o andamento das ações do governo federal para diminuir o número de obras descontinuadas no país. O relatório original, de 2019, verificou 14 mil construções nessa situação, com prejuízo de 10 bilhões de reais aos cofres públicos, o que gerou uma série de recomendações e determinações. O monitoramento apontou que apenas parte das ações foi cumprida pelo governo federal até o momento.

A decisão vem na esteira da revelação do jornal O Estado de São Paulo de que o país tem quase 7 mil obras paradas, com peso significativo para reformas e construções de escolas, avaliadas em mais de 9,3 bilhões de reais. O então ministro Milton Ribeiro foi demitido depois das revelações do jornal Folha de São Paulo de que ele teria operacionalizado o envio de dinheiro público, do orçamento da pasta, para municípios de pastores que comprariam as emendas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.