Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

TCU investiga se cobrança por bagagem reduziu preços de passagens aéreas

Cobrança entrou em vigor no ano passado - empresas afirmam que preço da passagem caiu, mas órgãos de defesa do consumidor contestam dado

Por Estadão Conteúdo 18 jun 2018, 15h45

O Tribunal de Contas da União (TCU) iniciou uma auditoria de conformidade para checar se a cobrança pelo despacho de bagagem, praticada pelas empresas aéreas desde o ano passado, levou à redução do preço das passagens aéreas. O relator do processo é o ministro Bruno Dantas, responsável pelo setor de transportes para o biênio 2017-2019.

A intenção é avaliar se a resolução número 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que autorizou a cobrança, “trouxe algum benefício ao consumidor”.

O tema tem sido motivo de debate desde o ano passado, principalmente depois de a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) ter divulgado um levantamento que mostrava queda de até 30% dos preços das passagens após a adoção da nova regra. Órgãos de defesa do consumidor questionam esse estudo e afirmam que os preços subiram, apesar de o consumidor passar a pagar taxa para despachar a bagagem.

Continua após a publicidade

Nas discussões, a Abear tem reforçado que a tendência de longo prazo é positiva, mas lembra que, no curto prazo, os efeitos da regra são mais difíceis de se observar, uma vez que vários fatores influenciam os preços das passagens.

Já a Anac tem preferido adotar uma postura cautelosa e não divulgar nenhuma conclusão. A avaliação é de que ainda é cedo para medir o impacto da regra. Porém, a agência monitora os movimentos dos preços, pois se comprometeu a analisar os efeitos da resolução após cinco anos de sua vigência.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.