Tarifas de 104%: veja linha do tempo da guerra comercial entre EUA e China
Nova tarifa anunciada pela Casa Branca é resultado da escalada das disputas comerciais entre Washington e Pequim em curso desde fevereiro

Os Estados Unidos começarão a cobrar tarifas de 104% sobre produtos importados da China a partir desta quarta-feira 9. A medida foi anunciada pela secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, em entrevista à Fox Business nesta terça-feira 8.
O percentual é resultado da soma de uma série de tarifas anunciadas ao longo dos últimos meses, em meio à escalada das disputas comerciais entre Washington e Pequim. Relembre os principais capítulos do confronto:
20/1 – Trump lança a política “America First”
A diretriz que determina a revisão dos déficits comerciais dos EUA e prevê medidas como as tarifas globais sobre importações.
1º/2 – Primeira tarifa: 10% sobre produtos chineses
Trump anunciou a sobretaxa como resposta ao suposto fracasso da China em conter a exportação de substâncias químicas usadas na produção de fentanil, associado à crise de opioides nos EUA. Canadá e México também foram taxados em 25%.
4/2 – China reage com tarifas e controle de exportações
Pequim estabeleceu tarifa de 15% sobre carvão e GNL dos EUA e 10% sobre petróleo, máquinas agrícolas, veículos grandes e picapes. Também restringiu exportações de 25 itens de terras-raras.
3/3 – Trump eleva tarifa sobre produtos chineses para 20%
O presidente americano justificou o aumento alegando que a China não fez o suficiente para conter o fluxo de drogas ilegais para os EUA.
4/3 – Retaliação chinesa
Pequim aplicou tarifas de até 15% sobre produtos agrícolas como frango, soja, trigo, milho, carne e laticínios; além de 10% sobre sorgo, soja, carne suína e bovina, pescados, frutas, vegetais e laticínios.
2/4 – EUA adotam “tarifas recíprocas” sobre todos os seus parceiros comerciais
A China foi taxada em 34%, elevando o total de tarifas para 54%.
4/4 – Nova resposta da China
Em retaliação, a China anunciou tarifa de 34% sobre produtos americanos, restrição a exportações de sete terras-raras e sanções contra quase 30 empresas dos EUA.
8/4 – Tarifa final? Mais 50% sobre a China
Trump ameaçou nova elevação caso a China não recue. O total atinge 104%. Em comunicado, o governo chinês afirmou estar preparado para reagir às medidas americanas, apesar de reconhecer que “não há vencedores em uma guerra comercial”.