Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

TAM lidera setor aéreo com 41,89% de participação

De acordo com pesquisa da Abear, Gol tem o segundo lugar, com 34,27%, seguida por Azul (11,73%), Trip (5,16%) e Avianca (6,94)

No mês de fevereiro, a TAM manteve a liderança no mercado com uma participação de 42,86%, seguida pela Gol, com 34,27%. A Azul ficou em terceiro lugar, com 11,73% e sua recém adquirida Trip, com 5,16%. Já a Avianca teve 6,94%, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

A associação destacou que as empresas aéreas de menor porte Azul/Trip e Avianca são as que mais cresceram e juntas aumentaram sua participação de mercado em 3 pontos porcentuais, ante dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de fevereiro do ano passado.

“Essa queda nas participações de TAM e Gol não significa que essas empresas estão encolhendo, mas que neste momento é mais fácil crescer no interior, nas rotas regionais”, disse o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, salientando que Azul e Avianca trabalham com aviões menores e portanto têm mais flexibilidade para aproveitar a oportunidade de expandir nessas rotas.

Leia também:

Gol é multada em R$ 1 milhão por demissões – e diz que vai recorrer

Demanda por passagens aéreas no mundo cresceu 3,7% em janeiro, diz Iata

Ainda segundo a Abear,a demanda por voos no mercado brasileiro subiu 3% em fevereiro, na comparação com fevereiro de 2012. Do lado da oferta, houve queda de 5,3% na mesma comparação, enquanto a taxa de ocupação nos voos domésticos subiu 5,8 pontos porcentuais, para 72,06%. Em relação a janeiro, no entanto, todos os indicadores avaliados apresentaram retração. A demanda caiu 22,3%, enquanto a oferta teve retração de 14,5%, levando a taxa de ocupação a recuar 7,3 pontos porcentuais.

A retração, na comparação mês a mês, já era esperada, tendo em vista que fevereiro tem três dias a menos em relação a janeiro e que o período foi marcado pelo Carnaval, que mostra movimentação atípica, com picos nos dias de início e fim do feriado – sexta-feira e quarta-feira de cinzas, e calmaria nos dias intermediários.

(com Estadão Conteúdo)