ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Sankhya espera fechar mais uma aquisição neste ano, após comprar a Vixting

Desde 2020, grupo já comprou oito empresas e não deve perder o apetite tão cedo

Por Márcio Juliboni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 3 set 2024, 20h36

O Grupo Sankhya, um dos maiores desenvolvedores de softwares de gestão do país, espera concluir a aquisição de mais uma empresa até o fim do ano. Desde que recebeu um aporte de 425 milhões de reais do fundo soberano de Singapura, o GIC, em 2020, o grupo promoveu uma guinada na estratégia e passou a apostar no crescimento inorgânico para ganhar musculatura. No total, a Sankhya já arrematou oito companhias, sendo três apenas em 2024.

“Acredito que ainda dá tempo de fechar mais uma aquisição”, diz Breno Riether, diretor de estratégia e crescimento do grupo, composto hoje pela Sankhya – a empresa original, focada em softwares de gestão – e pelas oito adquiridas. Riether assumiu o novo posto em agosto. “Para injetar capital no grupo, o GIC nos colocou algumas premissas”, afirma Riether. “Uma delas era acelerar o crescimento por meio de aquisições”.

As compras devem continuar até, pelo menos, o fim de 2025, segundo o executivo. O objetivo é compor um portfólio completo de softwares de gestão. “Não queremos ser a maior empresa do Brasil em nosso mercado, mas sim a mais desejada pelos clientes, por oferecer uma jornada completa”, explica. Com 50 escritórios espalhados pelo país e 2 000 funcionários, a Sankhya pretende alcançar um faturamento de 1 bilhão de reais até o ano que vem.

A última adquirida foi a Vixting, em meados de agosto. Fundada em 2019, a companhia desenvolveu um sistema de gestão de saúde ocupacional. Entre os cerca de 400 clientes, estão empresas como a cervejaria Ambev, a empresa de meios de pagamento Stone e a rede de academias Smartfit. “Nosso foco é utilizar a tecnologia para cuidar das pessoas, para que tenham alta performance”, diz Michel Cabral, fundador da Vixting, e que segue à frente da operação com uma participação minoritária.

“Sempre acreditei no modelo de ‘one-stop-shop’, em que o cliente tem acesso a todas as soluções que precisa em uma única plataforma, e integrar a Sankhya nos permitirá isso”, acrescenta Cabral.

Segundo Riether, um dos princípios da Sankhya é comprar empresas com soluções complementares – e não concorrentes – às soluções que já oferece. Com isso, o grupo também reforça as possibilidades de cross selling, isto é, a oferta de serviços a toda a sua base de clientes, encorpada pelas sucessivas aquisições dos últimos anos. Neste sentido, a gestão de pessoas é uma área com grande potencial de vendas cruzadas, de acordo com o executivo. “No fundo, as empresas são feitas de gente”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas R$ 5,99/mês*
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Nesta semana do Consumidor, aproveite a promoção que preparamos pra você.
Receba a revista em casa a partir de 10,99.
a partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.