Saldo da balança comercial fica negativo em fevereiro e cai mais de 100%
As exportações caíram 1,8% na comparação anual, mas importações cresceram 27,6%

As importações brasileiras somaram 23,25 bilhões de dólares em fevereiro de 2025, um crescimento de 27,6% em relação a fevereiro do ano anterior. O setor de importação foi impulsionado principalmente pela compra de uma plataforma chinesa de exploração de petróleo no valor de 2,7 bilhões de dólares, segundo dados da balança comercial divulgados nesta sexta-feira, 7, pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).
As exportações, por outro lado, tiveram uma queda de 1,8% no mesmo período comparativo. O destaque do setor foi a indústria de transformação, com crescimento de 8,1% no mês, além dos principais produtos industriais exportados: celulose e carnes. As exportações brasileiras somaram 22,93 bilhões de dólares em fevereiro deste ano, ante 23,35 bilhões de dólares no mesmo mês de 2024.
Como resultado, o saldo da balança comercial do Brasil ficou negativo em 0,32 bilhão de dólares no mês, valor quase 106% menor que em fevereiro do ano passado, quando a diferença entre as exportações e importações do país ficou positiva em 5,45 bilhões de dólares. O resultado é o primeiro negativo em três anos.